Pesquisadores da Universidade George Washington (EUA) avaliaram algumas comidas de fast-food e encontraram a presença de ftalatos, um tipo de microplástico. As descobertas foram publicadas no Journal of Exposure Science and Environmental Epidemiology, periódico de divulgação científica.

+Como os alimentos eram armazenados antes das geladeiras?
+Ex-fumantes tendem a comer mais junk food e comidas hipercalóricas
+Publicar fotos de comida no Instagram engorda, afirma estudo

Essas substâncias usadas para deixar o plástico flexível, mas também são um desregulador endócrino, que interfere nos hormônios que o corpo humano produz naturalmente, como a testosterona e o estrogênio.

Estudos anteriores, com animais e humanos, indicaram que a maior exposição a esses desreguladores podem prejudicar o desenvolvimento de crianças e aumentar o risco de problemas de saúde como asma, obesidade e de fertilidade.

Os autores do estudo encontraram ftalatos diferentes em várias comidas de fast-food para viage, como batatas fritas, burritos e cheeseburgers. Itens feitos de carne, incluindo cheeseburgers e burritos de frango, geralmente tinham os níveis mais altos de qualquer um desses produtos químicos.

Embora o impacto desses produtos químicos na saúde ainda esteja sendo estudado, os pesquisadores já afirmam que eles fazem mal ao organismo.

“Descobrimos que os ftalatos e outros plastificantes são comuns em alimentos preparados nas cadeias de fast-food dos EUA”, disse o autor do estudo Lariah Edwards, em comunicado ao site Gizmodo US.

“Isso significa que muitos consumidores estão recebendo um lado de produtos químicos potencialmente prejudiciais à saúde junto com suas refeições. Regras mais rígidas são necessárias para ajudar a manter esses produtos químicos prejudiciais longe dos alimentos”, acrescentou.

(*) Da redação da Menu