Apesar de haver muita Informação sobre como manusear e armazenar corretamente os alimentos, os brasileiros ainda cometem erros graves na cozinha, afirma um novo estudo feito pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP).

+Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+Como os alimentos eram armazenados antes das geladeiras?
+Saiba por que você nunca deve guardar comida quente na geladeira
+5 dicas para organizar a geladeira e não desperdiçar comida

De acordo com os pesquisadores, descongelar carne fora da geladeira, lavar frango na pia e não usar bolsas térmicas para transportar alimentos frios estão entre algumas das práticas comuns que podem causar doenças transmitidas por alimentos (DTAs).

A lista de hábitos negativos foi elaborada através de pesquisa com 5 mil pessoas de todos os Estados brasileiros, sendo que o grupo mais ouvido foi o de mulheres entre 25 e 35 anos com renda familiar entre quatro e 10 salários-mínimos.

Entre elas, 46,3% afirmaram lavar carnes na pia. Além de não higienizar os alimentos, essa prática pode contaminar a pia e a área de preparo. O consumo de carnes malpassadas (quando a temperatura interna do preparo fica abaixo de 74ªC), ovos crus e verduras mal lavadas também são comuns.

O erro mais frequente, no entanto, está relacionado ao transporte dos alimentos. Cerca de 80% das pessoas consultadas disseram usar sacolas plásticas para levar para casa produtos resfriados comprados em supermercados. O ideal, dizem os pesquisadores, seria usar bolsas térmicas, já que a temperatura brasileira, na média, é alta.

Mas há uma boa notícia: as informações do estudo foram usadas para elaborar uma cartilha educativa que ensina a população a evitar esses e outros erros ao manusear e armazenar alimentos.