Amigos são os irmãos que escolhemos. É esse o clima da próxima edição das Noites Francesas no Catherine Gramado. Para retomar as atividades depois da tragédia ambiental que se abateu sobre o Estado e afetou também o turismo, o chef Nícolas Heckel se cerca de amigos – de vida e de carreira – vindos de diferentes regiões do país, com muito vinho e música na Serra Gaúcha. Na quinta (25/07), as convidadas serão as chefs Ananda Lutzenberger, de São Paulo, e Thalyta Koller, de Santa Catarina.

As jovens chefs se tornaram conhecidas na telinha pela participação no reality Masterchef Profissionais. Caiçara de Santos, litoral paulista, Ananda Lutzenberger gostava de cuidar de caranguejos antes de irem para as caçarolas. Cursou Artes Visuais, mas se encontrou na Gastronomia. Acumula experiências no estrelado restaurante DOM, de Alex Atala, com o chef Marcelo Corrêa Bastos e também na Argentina. Atualmente, é chef de cozinha na Shoshana Delishop, de culinária judaica, em São Paulo.

A catarinense Thalyta Koller começou sua carreira profissional com um estágio na França, no Café de la Paix. Formada em Gastronomia, retornou a Paris onde trabalhou com alta gastronomia, em hotéis de luxo e restaurantes com estrela Michelin. De Paris, embarcou ao Canadá para trabalhar no Hotel Ritz-Carlton com o renomado chef Daniel Boulud.

No menu a 6 mãos e em 5 etapas, as chefs trazem muito das origens do litoral, com peixes e frutos do mar. Entradinha de ostra confitada, uva verde e servida com a flor verbena. E pratos como peixe branco poché em fumet aromático, ragu de cogumelos, vagem e feijão branco, com bisque. Sobremesas delicadas e agridoces como a brunoise de caqui, granita de bergamota, servida com um exótico azeite de cardamomo. “São chefs com um trabalho muito criativo e também apaixonadas pela culinária francesa. Fizemos um mix de ingredientes locais e técnicas internacionais”, explica o chef Nícolas Heckel. Para embalar esse encontro do mar com a montanha, apresentação do pianista Jonatas Asafe.

Menu da Noite Francesa, pelos chefs Ananda Lutzenberger, Nícolas Heckel e Thalyta Koller

Amuse bouche
Sanduíche de sorvete de queijo
Ostra confitada, uva verde, verbena
Mish-mash: patê de fígado de galinha e ovo curado
Harmonização: Drinque autoral do barman Diego Jimenez

Entradas
Tartare de salmão, abacate e caviar de salmão
Borscht (sopa de beterraba) e creme defumado
Harmonização de vinhos da Grand Cru: Rótulo San Marzano Tramari Rosé Di Primitivo

Principais
Peixe branco poché em fumet aromático, ragu de cogumelos, vagem e feijão branco, bisque
Harmonização: Lolo Albariño Rias Baixas
Magret de pato, jus (suco de carne) de pato, pavê de batata e abóbora, creme de couve-flor e chocolate branco, rabanetes fermentados
Harmonização: Pierre André Coteaux Bourguignons

Pré-sobremesa
Brunoise de caqui, granita de bergamota, azeite de cardamomo
Harmonização: Niepoort Porto Dry White

Sobremesa
Mousse de erva-doce, pó de mel, flores
Harmonização: Niepoort Porto Dry White

Preços: R$ 398 por pessoa com a harmonização; R$ 298 sem a harmonização

Reservas pelo WhatsApp: 54 2136-5252

Protagonismo feminino

Celebrar a boa gastronomia, a arte e o protagonismo feminino. Essa é a proposta do Catherine Gramado, fundado em 2021, pelo chef Nícolas Heckel, ao lado dos amigos restaurateurs Josiano Schmitt e Evandro Catuci. Localizado num charmoso e histórico casarão, no centro de Gramado, em frente à Praça das Rosas, o restaurante já se tornou hotspot na cidade e espaço disputado para eventos, sobretudo pelo público feminino.

A reverência às mulheres começa pelo nome do restaurante, uma homenagem à rainha Catherine de Médici, a italiana que revolucionou a cultura, os costumes e os hábitos alimentares na França. E se estende pelo menu, pelo décor, com telas que retratam ícones femininos, como Marilyn Monroe e Edith Piaf, até a carta de drinques preparada pela mixologista Claudia Schumacher.

À frente da cozinha está um jovem prodígio, o chef gaúcho Nícolas Heckel (ex-DOM, Maní, L’Amitié, Brasil a Gosto e internacionais, como os estrelados Calla’s, Tapisco e Oogst, na Holanda). No menu de inspiração francesa, uma releitura de clássicos e a preferência por ingredientes frescos, locais, sabores afetivos e uma pitada da Serra Gaúcha. Puras misturas que já renderam 2 prêmios de chef revelação e melhor chef e, em 2023, o de restaurante revelação pela Sabores do Sul.

Serviço

Rua Emílio Sorgetz, 200 / Centro
CEP 95670-207 l Gramado – RS
Tel. 54 2136-5252
Instagram: @catherinegramado
Site: https://www.catherinegramado.com.br/