O festival gastronômico “Caminhos de Fogo” ganha sua quarta edição neste sábado, 3, em Tiradentes, Minas Gerais. O evento tem como propósito reunir a riqueza da diversidade gastronômica brasileira por meio de chefs vindos de diferentes regiões do país.

A comemoração que combina técnicas tradicionais, modernas e multiculturais contará com 25 chefs de estados distintos. Entre os nomes estão o argentino e chef do Rincon, Chico Mancuso; Fih Fernandes, dona das casas paulistanas Holy Burger e Fôrno e Júlia Carvalho, figura de destaque na mídia especializada em carnes e churrasco e reconhecida por suas participações em competições.

“A intenção é ampliar o repertório gastronômico das pessoas, com um bom serviço, pratos de qualidade e cerveja boa e gelada, uma boa experimentação. Nosso público é o Bon Vivant, que sabe aproveitar bem os prazeres da vida”, afirma Guilherme Macedo, idealizador e organizador do evento, em comunicado.

+ Breakfast Weekend retorna a São Paulo com cardápios de café da manhã a partir de R$ 39,90

+ Donuts de R$ 16: vale a pena provar Krispy Kreme em São Paulo?

Além das atrações culinárias, o espaço também exibirá estilos diversos de música, como o Folk, o Blues e o Country Rock.

Ainda como parte integrante do festival, na quinta-feira, 1, o cozinheiro Santi Roig comandará a experiência “Los Manos Negras”, um curso de desossa ao vivo conduzido por ele.

O projeto também se compromete com projetos sociais para auxiliar a comunidade. Este ano, será realizado um almoço beneficente com 100% da arrecadação destinada à PAES e ao abrigo de idosos da cidade.

Além disso, na segunda-feira, 5, Jimmy Ogro realizará um almoço especial em uma escola pública de Tiradentes, promovendo a inclusão e a educação alimentar dos alunos.

“A pluralidade de sotaques, técnicas e histórias reunidas no festival tornam o “Caminhos de Fogo” uma verdadeira celebração da cultura brasileira, onde o fogo é o elemento que une, transforma e exalta os sabores de um país e proporciona uma plataforma de experimentação única”, comenta Guilherme.

Expansão e inovação do projeto

Os organizadores explicam que anualmente a equipe do Caminhos de Fogo busca trazer novos convidados e experiências imersivas em outras datas do ano. A intenção é manter o projeto ativo ao longo da temporada, reforçando sua relevância no cenário gastronômico nacional.

A festividade acaba aumentando a visibilidade de Tiradentes, o destino já é procurado por seu valor cultural e histórico, mas durante o evento ainda mais turistas são atraídos – na última edição, visitantes de 169 municípios estiveram presentes.

Serviço

Santíssimo Resort, Rua dos Inconfidentes, 140 – Tiradentes | Ingressos | @caminhosdefogo

Foto: Matheus Vassatto