Viajar é maravilhoso, mas fica ainda melhor quando aliamos o passeio à outra paixão, como os vinhos, por exemplo. Seja pelo Brasil ou outro lugar do mundo, o enoturismo tem crescido bastante e vem ganhando destaque, já que além de ser uma experiência deliciosa, ainda é repleta de conhecimentos sobre a cultura do local.

Para ajudar quem está iniciando nesse universo, o especialista Vítor Aguiar listou lugares bem bacanas e que contam com uma programação voltada aos vinhos.

“Visitar vinícolas é uma das coisas que mais gosto de fazer. As opções fora do Brasil são incríveis e nacionalmente falando, também temos boas possibilidades para todos que amam esse universo, assim como eu. Vale a pena cada passeio”, afirma.

Confira abaixo as indicações de Vítor Aguiar:

Casa Valduga – Bento Gonçalves/RS

“Não tinha como não começar falando dessa região que talvez seja a maior referência de vinhos no Brasil: Serra Gaúcha. Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Gramado e Garibaldi são algumas das cidades que abrigam rotas de vinhos do Vale dos Vinhedos, mas cito a Casa Valduga porque é a mais tradicional daquela região e apresenta ao visitante uma grande imersão. Ótima escolha para conhecer durante o inverno, porque o clima friozinho torna o ambiente ainda mais agradável”

Vinícola Bouza – Montevidéu/Uruguai

“É uma vinícola boutique e fica a 20km do centro de Montevidéu. Ela é bem conhecida pelos inúmeros vinhos premiados e também por ser uma das primeiras bodegas a oferecer programas de enoturismo. A comida é incrível, a propriedade é linda e ainda tem um museu de carros entre a propriedade”

Vinícola Marrone – Piemonte/Itália

“Essa é uma vinícola que existe há mais de um século. Fundada no século 19, mais precisamente em 1887, ela produz vinhos muito saborosos, que são exportados e conhecidos por todo o mundo, como na Bélgica, Holanda, e China, além do continente Americano. Tem uma vista linda, que fica ainda melhor no pôr do sol”

Vinícola Vega Sicília – Ribera Del Duero/Espanha

“É uma das mais conhecidas e melhores produtoras de vinho da Espanha. Tendo por volta de 250 dos 1.000 hectares voltados para a produção de vinho, a propriedade está localizada ao leste de Valladolid. Ela é muito conhecida pelos processos os quais utiliza para produzir os vinhos e tudo vale muito a pena, porque tanto o sabor, quanto o aroma são deliciosos, complexos e únicos. Inclusive, o vinho que é o carro chefe deles tem o nome de “Único”, feito de uma combinação, em proporções diferentes, do Cabernet Sauvignon e Tempranillo”

Vinícola Prats & Symington – São João da Pesqueira/Portugal (Douro)

“A parceria entre Prats e Symington é uma das mais conhecidas em todo o mundo, e eles produzem os vinhos do Douro (Chryseia e Post Scriptum), que tem reconhecimento mundial. O Douro, inclusive, é reconhecido como patrimônio mundial da UNESCO, sendo a maior área de montanha do mundo. É um lugar muito lindo, que com toda certeza vale a pena a visita. Esteja pronto para andar bastante, a vista é uma grande recompensa”

Vinícola Veuve Clicquot Ponsardin – Remis/França

“Para chegar lá saindo de Paris, a viagem de trem de 50 minutos é absurdamente confortável. Assim como a maioria das caves, eles só atendem com hora marcada, então o ideal é reservar o quanto antes. Existem alguns tipos de tours, que variam a quantidade tempo que se pode ficar por lá, com explicações sobre produções e degustações. Os passeios variam entre 25 e 120 euros. Além disso, a degustação é toda feita dentro das cavernas, o que deixa o passeio ainda mais diferente”