Os copos descartáveis estão entre os principais vilões da produção mundial de lixo. Entretanto, uma nova exposição qno Museu Britânico, mostra o uso de desse tipo de material descartável é utilizado há mais de 3.500 anos.

Segundo o Food and Wine, entre os itens da exposição está uma xícara de barro foi produzida pelos antigos minóicos há mais de três milênios. Acredita-se que o recipiente era usado ​​como um copo de vinho descartável durante um banquete na ilha de Creta entre 1700 e 1600 a.C.

O museu explica que milhares deles foram descobertos em altas concentrações em sítios arqueológicos em toda a ilha, demonstrando que esses copos eram frequentemente descartados deliberadamente em grandes números de uma só vez.

“As pessoas podem ficar muito surpresas ao saber que copos descartáveis ​​​​não são invenção da nossa sociedade consumista moderna, mas na verdade podem ser rastreados milhares de anos “, explicou a co-curadora Julia Farley. A exposição pode ser conferida na sala 3 do museu, até 23 de fevereiro de 2020.

• Confira como preparar pão integral em casa
• Aprenda como escolher um bom peixe
• Aprenda a fazer o Cold Brew Gin Tonic

Com a cerâmica sendo um material de status mais alto para nós agora, parece estranho jogá-las fora depois de apenas um uso. Hoje, porém, como o plástico, a argila estava prontamente disponível, barata de adquirir e fácil de moldar. Mas também como o plástico, a argila permanece no chão por muitos e muitos anos.

Para enfatizar ainda mais essas semelhanças, o copo minóico será exibido ao lado de um um copo de papel encerado do início dos anos 90 usado para servir bebidas quentes pela Air India e produzido na Finlândia, entre outros itens.