por Cintia Oliveira
No próximo dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, chega à cidade a exposição Alimentário: Arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro. A mostra, que estreou em junho do ano passado no Rio de Janeiro (leia reportagem na edição 185 da Menu), reúne trabalhos de artistas plásticos que retratam a importância sócio-cultural da alimentação ao longo da história do Brasil. E coube aos chefs Alex Atala, do restaurante D.O.M. (SP), Thiago Castanho, do Remanso do Bosque (PA), Rodrigo Oliveira, do Mocotó (SP), Helena Rizzo e Daniel Redondo, do Maní (SP), interpretar as obras da mostra a partir de pratos.
A exposição estará dividida em três núcleos: Prelúdio, que aborda o período de colonização; Raízes, que mostra a contribuição indígena na formação da cozinha brasileira; e Brasilidade, que aborda a importância da miscigenação cultural e de ciclos como os da cana-de-açúcar e do café.
Entre as obras estão a pintura Índios com cesto, de Cândido Portinari e o filhote com tucupi e cuscuz de farinha-d’agua de Castanho e os dadinhos de tapioca, de Rodrigo Oliveira. Já as pinturas Negra da Bahia, de Marc Ferrez, e Menino com lagartixas, de Lasar Segall, dialogam com o mil-folhas de mandioca, catupiry e redução de jabuticaba, de Alex Atala, e as esferas de feijoada, dos chef do Maní.
A mostra, que teve a concepção do chef Felipe Ribenboim e do editor de livros e produtor cultural Rodrigo Villela, e curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, estará em cartaz até o dia 29 de março na Oca, do Parque Ibirapuera.
Alimentário – Arte e construção do patrimônio alimentar brasileiro
Data: 25 de janeiro a 29 de março
Horário: Terça a domingo, das 9 as 17h
Ingresso: grátis
Oca
avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3 – Parque do Ibirapuera (veja no mapa)
(11) 3105-6118 – São Paulo – SP
Saiba mais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo+ Vídeo: Por causa de dívida, mulher joga gasolina e ateia fogo em idoso
+ Como limpar capinha de celular transparente de 5 maneiras
+ Cientistas descobrem as causas da progressão do Alzheimer no cérebro
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio