Todo cozinheiro que se preze tem a sua faca favorita, e isso é ainda mais forte para os churrasqueiros. Um dos modelos mais prestigiados no mundo é aquele confeccionado com um tipo de metal especial, chamado de aço damasco, que confere uma característica peculiar à lâmina, além de trazer mais resistência. O site Taste of Home destacou essa faca queridinha dos chefs e elencou as particularidades desse utensílio.

O aço de Damasco, simplesmente chamado de aço damasco atualmente, remonta aos anos 300 a.C., embora não tenha se tornado popular em todo o mundo até o século 11, quando foi usado para a fabricação de durante as Cruzadas. Sim, o metal tem história, e não só na cozinha, infelizmente.

A marca registrada das facas de aço damasco são os lindos desenhos em espiral presentes nas lâminas, que fazem com que cada modelo seja único. Os métodos para fazer essas facas intrincadas e resistentes acabaram se perdendo no tempo mas, na década de 1980, os cientistas encontraram uma maneira de recriar o aço damasco. O material não é de metal puro, mas sim de uma liga com diversas impurezas e alto percentual de carbono, cuja combinação resulta em facas bonitas, fortes e afiadas.

O aço damasco pode ser usado para produzir uma grande variedade de facas, desde modelos de cozinha até utilitários, assim como inúmeros objetos não relacionados à gastronomia, como peças de automóveis. Porém, em termos culinários, um dos tipos mais populares é a faca de chef, que pode levar como base aço inoxidável ou carbono, cada qual com suas particularidades.

A resistência da faca corresponde ao material com o qual a lâmina foi forjada, e o carbono é, de longe, o que confere uma liga mais resistente e durável. Porém, as facas com mais aço inox são muito mais fáceis de cuidar e possuem a combinação perfeita de afiação e resistência, além de serem menos suscetíveis à corrosão, o terror de qualquer chef.

No Brasil, não é tão comum encontrar facas de aço damasco, mas alguns lugares especializados em churrasco, como o Rincón Escondido, em São Paulo (SP), oferecem modelos para usar na cozinha, com preços que passam de R$ 2 mil.

Apesar do valor salgado, o modelo pode durar muito. Em comparação com outras facas, as feitas com aço damasco são incrivelmente afiadas e conseguem manter o fio por bastante tempo. Além disso, elas são de uma beleza inegável, praticamente uma obra de arte exclusiva para cada chef.

Como cuidar da sua faca de aço damasco

Quem investe num modelo desses precisa ficar atento aos cuidados para garantir que a faca tenha vida longa. Por isso, depois de usar, é importante lavar e secar bem a lâmina, imediatamente, para garantir que o material orgânico residual não tenha tempo de degradar o metal. Isso evita ferrugem e corrosão, especialmente nas que possuem liga com carbono.

Embora elas mantenham o fio por muito tempo, vale mantê-las sempre afiadas. Se não souber fazer isso adequadamente, procure ajuda de um profissional especializado para não estragar seu utensílio.

Procure usar também materiais pouco abrasivos na hora de limpar as facas, para manter os delicados padrões do metal intactos, e evite colocar as facas de aço damasco na máquina de lavar louça.

Por fim, as facas feitas com liga de aço inoxidável exigem menos manutenção e cuidado do que as feitas de carbono. Portanto, se polir suas facas não parece ser uma tarefa semanal divertida, considere usar a variedade de aço inoxidável.