Ao contrário do que muita gente acredita, facas de serra podem ser amoladas. A crença se dá por que esse tipo de faca – que é ideal para cortar alimentos com casca e justamente por isso também é conhecida chamada de faca de pão – costuma ser destruída em um afiador comum.

+Confira 3 dicas de cozinha para quem está pensando em se tornar vegetariano
+Usuários do Reddit revelam os truques de cozinha que mais odeiam
+Chefs dos EUA compartilham seus melhores conselhos gastronômicos

Mas não é preciso jogar o utensílio fora quando ele perder o corte, afirma o site Tasting Table. Esse tipo de faca possui dois lados distintos. Em um deles, a lateral da lâmina segue o ângulo da ponta afiada. No outro lado, a lateral vai formar um ângulo um pouco antes da ponta serrilhada. É o chamado lado chanfrado e é ele que precisará ser afiado.

Para recuperar o item, é preciso usar uma chaira, que deve ser usada para amolar os dentes da faca. Passe a chaira em cada uma dos dentes, em um ângulo entre 13° e 17° em relação à ponta da lâmina. Deslize cada dente da faca contra a haste, começando pela base deles até a ponta. Repita até que tenha afiado todos eles.

Durante o procedimento, algumas rebarbas de metal vão ficar presas nela. Remova-as usando uma pedra de amolar lubrificada em água ou óleo ou uma lixa de grão fino. Vale lembrar que a dica só funciona para facas de serra grandes, já que é mais barato substituir facas menores do que tentar afiá-las.

(*) Da redação da Menu