Se há uma coisa que os fãs da série Outlander adoram, é quando o azarão vence. Por isso, não surpreende que eles tenham socorrido um pub de 600 anos na pequena cidade de Fife, na Escócia.

O Red Lion Inn, situado no local onde as gravações de Outlander ocorrem, estava em risco de fechar quando os proprietários anteriores pensaram em vender o pub. Segundo o The Herald, a comunidade temia que o local histórico se transformasse em uma pousada mequetrefe ou algo pior. Mas, felizmente, Mike Brown, que trabalhou no pub por 23 anos, teve uma grande ideia, de acordo com informações da Food & Wine.

“Quando começaram as conversas sobre a venda, me perguntaram se eu estaria interessado em alugar o pub, pois trabalhei lá por 24 anos”, disse Brown ao Daily Record. “Eu topei, conseguimos garantir o financiamento e assumimos em 4 de julho.”

Mas, não foi um mega investidor ou mesmo um banco que entrou para salvar o dia com os custos do antigo pub. Em vez disso, foram membros da comunidade local e fãs da série que ajudaram a manter o Red Lion Inn de pé.

Para compensar a dívida significativa que precisava ser paga antes que Brown assumisse o bar, o homem começou uma campanha para arrecadar recursos no Crowdfunder, que permitia que qualquer pessoa ajudasse com dinheiro e se tornasse acionista do bar. No total, foram feitas 213 doações, muitas das quais, segundo Brown, vieram de americanos.

“Muitos acionistas são americanos, eles amam Outlander. E várias pessoas querem ficar no bar e tirar fotos”, acrescentou o proprietário.

De acordo com Brown, “a vila em si remonta a 1510 e há cerca de 400 pessoas morando aqui. Estamos muito ocupados com turistas – mesmo em dezembro, janeiro [e] fevereiro.” Isso inclui a chegada ocasional do elenco de Outlander e de toda a equipe de produção. Segundo Brown, ” elenco de Outlander entra e sai bastante da vila”, chamando ainda mais a atenção dos fãs.