Vodca é uma das bebidas mais versáteis do mundo. Ela pode ser feita com cereais, batata e outros ingredientes. O mais importante é que o sabor seja neutro (por isso cana-de-açúcar não é uma boa opção para fazer vodca).

+Bar dos EUA transforma Moscow Mule em Kiev Mule em apoio à Ucrânia
+Receita muito fácil de drinque refrescante com coco e abacaxi
+Receita fácil e refrescante de Vodka Martini com maracujá e laranja

Bryn Perry, um premiado agricultor de Haverfordwest, no condado de Pembrokeshire, no País de Gales, porém, conseguiu um novo ingrediente para fazer a bebida destilada: soro de leite de ovelha restante da fabricação de queijo.

Apesar do ingrediente exótico, Bryn garante que sua Ewe Whey Vodka é muito saborosa. Segundo o agricultor, o princípio é o mesmo usado para fazer uma Milk Stout, um estilo de cerveja escura e cremosa, parecida com Guinness, mas que contém lactose.

E, justamente por ser feita com lactose, a Ewe Whey Vodka tem um toque cremoso e pode ser bebida pura. “Você diz às pessoas que está fazendo vodca com soro de leite de ovelha, e elas imediatamente presumem que será uma bebida cremosa à base de leite”, disse Perry, em entrevista à BBC.

“Na verdade, é bastante semelhante a uma vodca normal, mas mais suave. Algo que você pode desfrutar com queijo stilton (queijo azul criado da Inglaterra) e uvas à beira-mar.”

O processo preciso para realizar a vodca, diz o produtor, é um segredo bem guardado. “Depois de todo o esforço que colocamos nele, não vamos contar a todos como é feito”, brincou Perry. O casal levou um ano para encontrar a receita “perfeita” e Perry recebeu um prêmio de “agricultor revelação” no País de Gales, que faz parte do Reino Unido.

Atualmente, a Ewe Whey Vodka está disponível apenas em mercados de agricultores ou diretamente da fazenda de Bryn e Rebecca, embora eles esperem poder vendê-la online a tempo do Dia das Mães, comemorado no próximo dia 8 de maio no Reino Unido.

(*) Da redação da Menu