É possível – e seguro – fazer churrasco na panela de pressão? Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos cozinhêires da pandemia e não faltam receitas que prometem “imitar” o sabor da carne na brasa. Neste segundo episódio da série “Na Pressão”, desvendo essa questão e sugiro o preparo do stinco bovino (músculo com osso) como opção ideal. Para harmonizar, uma seleção de vinho da Wine To You.

Assista a seguir a como fazer STINCO BOVINO NA PRESSÃO:

+ Veja mais destaques da colunista Paty Moraes Nobre
+ Risoto na panela de pressão dá certo? Teste em vídeo mostra passo a passo
+ Camarão fica mais barato que acém com volta da pesca artesanal em Caraguatatuba

Confesso que a ideia inicial era colocar na panela um pouco de carvão embrulhado no papel alumínio, cobrir com uma peça de picanha, algumas linguiças e botar pressão. É isso mesmo: na pressão e sem água. Pelo menos é assim que orientam os bons churrasqueiros na web.

Mas bastou um papo com experts no utensílio para desistir da aventura e investir em um preparo seguro, com excelente custo benefício e muito saboroso.

O stinco bovino é a peça inteira do músculo, que dá origem, em fatias, ao ossobuco. Foto: Reprodução Instagram/@casasdecarnepopular
O stinco bovino é a peça inteira do músculo, que dá origem, em fatias, ao ossobuco. Foto: Reprodução Instagram/@casasdecarnepopular

O stinco bovino é a peça inteira do músculo, que dá origem, em fatias, ao ossobuco. “Esse músculo pode vir das patas traseiras ou dianteiras do animal. E, de dentro do osso, é possível colher o tutano, que fica bem suculento e pode ser aproveitado para agregar sabor aos pratos”, explica Germano Buzzo, da boutique de carnes Feed. Na loja, o quilo do produto sai por R$ 64,90.

Optei por uma peça de animal da raça angus, que possui mais gordura entremeada na carne.

Dica do especialista: qual é o risco de “fazer churrasco” na panela de pressão?
“Por não ter líquido na parte interna, a temperatura da panela pode se elevar demais e danificar as características do anel de vedação e das válvulas de segurança e trabalho – materiais que são de silicone e nylon. Isso pode comprometer a segurança e o funcionamento correto da panela de pressão em próximos usos. Ou seja, a indicação é que o procedimento não seja feito”, enfatiza o chef especialista no utensílio Elzio Callefi, da Tramontina. 

Amada e temida, a panela de pressão é uma aliada do nosso dia a dia em home office. Enquanto a gente trabalha, ela trabalha pra gente. Por isso, semanalmente, mostrarei esses desafios e resultados na real – e em reels (aqueles vídeos curtos do Instagram).

(*) Da redação Menu



Veja também