O Festival de Cultura e Gastronomia Tempero no Forte já é tradicional na Bahia. Em sua 16a edição, que ocorre nesta sexta (9) e sábado (10), na Praia do Forte, a homenagem vai para o Brasil e os países da Copa do Mundo, com o tema “O Brasil e o Mundo”.

A Cozinha Show, com 8 aulas gratuitas, faz parte do eventoa, que destaca grandes nomes da gastronomia nacional, como a chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas online. A programação completa pode ser vista no site do evento.

Na sexta-feira, dia 9, quem abre a maratona de aulas da Cozinha Show, é o chef João Victor Gomes (SENAC-BA), com aula sobre os sabores da América Latina e uma receita bem representativa: taco de milho com salada coleslaw, maionese de coentro com camarão picante e molho pico de galo.

Depois, a chef, cozinheira e comunicadora baiana Lili Almeida pilota a aula “Bahia, África e Brasil”, onde ensina a fazer o cuscuz baiano.

As demonstrações terminam com o chef Caco Marinho, do Instituto Ori, falando sobre segurança e soberania alimentar com o Movimento Slow Food. O preparo dessa aula será o milho crioulo com cogumelos, com sabores mexicanos.

Sabores de África, Líbano e Brasil

No sábado, tem oficina para crianças com o chef Freddy Miranda, do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, com o tema de brigadeiros e futebol. Em seguida, os sabores de Brasil e Portugal se unem na palestra de George Marques, também chef do Tivoli, com receita de envoltini de bacalhau confitado, creme de cará trufado e caviar de sagu com maracujá.

A África marca presença no evento com a chef baiana Solange Borges, que faz uma culinária afro-baiana afetiva artesanal, no espaço Culinária de Terreiro, na zona rural de Camaçari. O tema de sua aula show é a culinária afro-baiana afetiva – conexão Gana x Brasil x Bahia, com o prato efó de taioba.

À noite, Leila Mohamed Youssef, autora do livro “Líbano – impressões e culinária que dedica”, traz os sabores libaneses com dicas e técnicas da gastronomia árabe. Para encerrar a programação, a chef Morena Leite, que pratica uma culinária contemporânea e tropical, presta homenagens ao país com o tema “Meu Brasil Brasileiro”, finalizando com a receita de guaiuba com escamas de banana da terra e pirão de caranguejo.