O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, um dos mais importantes eventos gastronômicos do Norte do Brasil, anunciou seu retorno para setembro deste ano em Belém do Pará. Interrompido em 2020 devido à pandemia, o festival chega à sua 15ª edição com um novo formato, o “Grande Festival”, e a presença de chefs de destaque do cenário nacional.

A realização é do Instituto Paulo Martins, que dá continuidade ao legado do chef fundador do evento, em parceria com a produtora Origem Justa. A programação focará na valorização dos ingredientes e da cultura alimentar da Amazônia por meio de aulas, degustações e jantares.

Programação e chefs confirmados

Mariscada paraense da boieira Eliana Maria com purê de banana do chef Felipe Rameh/Foto: Diego Ventura

O evento principal, chamado de “Grande Festival”, concentrará as principais atividades. A programação também prevê eventos paralelos que se tornaram marcas do Ver-o-Peso, como o “Chefs na Praça”, a “Farofada” e o “Jantar das Boieiras” — no qual cozinheiras tradicionais da região são as protagonistas e criam pratos principais, enquanto chefs criam acompanhamentos.

A lista chefs confirmados inclui:

  • Janaína Torres: eleita Melhor Chef Mulher do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants 2024;
  • Carole Crema: chef confeiteira e jurada de realities como “Que Seja Doce!” e “Bake Off”;
  • Telma Shimizu: chef do Aizomê e Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa no Brasil;
  • Bruna Martins: chef dos restaurantes Birosca S2 e Florestal, em Belo Horizonte;
  • Rodrigo Bellora: chef do Valle Rústico (RS), focado em gastronomia sustentável;
  • Leila Carreiro: pesquisadora e chef do Dona Mariquita, em Salvador, dedicado à cozinha patrimonial baiana;
  • Morena Leite: chef à frente do grupo Capim Santo;
  • Rafa Gomes: vencedor do MasterChef Profissionais 2018 e chef dos restaurantes Tiara e Itacoa (RJ);
  • Raul Lemos: chef e consultor, conhecido pela participação no MasterChef Brasil;
  • Benê Souza: chef responsável pela cozinha do Z Deli, em São Paulo;
  • Denise Rohnelt: jornalista e chef de cozinha de Manaus.

Representando a gastronomia paraense, o evento contará com nomes como Thiago Castanho (Puba e Sororoca), Saulo Jennings (Casa do Saulo), Paulo Anijar (Santa Chicória), Daniela Martins (É pra Levar), Esther Weyl (Celeste) e Felipe Gemaque (Senac Pará).

Durante o festival, também está previsto o lançamento do livro “Memórias de um filho do fogão”, biografia de Paulo Martins escrita pela jornalista Lorena Filgueiras.

O legado de Paulo Martins

Criado em 2000 pelo chef Paulo Martins, o Festival Ver-o-Peso nasceu com o objetivo de apresentar a riqueza dos ingredientes amazônicos ao Brasil e ao mundo. A estratégia de Martins era trazer chefs influentes para uma imersão em Belém, permitindo que eles conhecessem in loco a cultura, os produtos e as pessoas que formam a base da cozinha paraense.

Ao longo de quase 20 anos, o evento contou com a participação de chefs como Alex Atala, Jefferson Rueda e Manu Buffara, e impactou um público estimado em mais de 150 mil pessoas.

“Elas [as boieiras] foram o principal motivo para a volta do evento, que tem a missão de valorizar a cozinha local, desenvolver sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis e transformar pessoas e comunidades através da comida”, afirma Joanna Martins, filha de Paulo e diretora do instituto que leva seu nome.

A expectativa para a 15ª edição é alta, especialmente por ocorrer em um momento em que Belém se prepara para receber a COP 30. “Esse ambiente gastronômico de Belém é muito rico, tem reconhecimento internacional pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia”, destaca Joanna, reforçando que o festival movimenta toda a cadeia do turismo e de serviços na região.

Serviço

Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense

Grande Festival: 5 a 7 de setembro; 12 a 14 de setembro de 2025
Local: Shopping Bosque Grão-Pará — Av. Centenário, 1052, Val-de-Cans (Belém/PA)
Compre ingressos pelo site oficial de vendas