Quando se pensa em Nova York, há várias coisas que logo vêm à mente, em geral baseadas em filmes e livros sobre a icônica cidade dos Estados Unidos. E uma das comidas que mais são associadas a Nova York é, por incrível que pareça, a pizza!

Porém, não é qualquer pizza! As de estilo nova-iorquino são, basicamente, compostas por uma fatia triangular, de massa fina e dobrável, assada em forno a carvão ou lenha e geralmente coberta com molho de tomate bem temperado e muçarela derretida por cima. Enquanto outras pizzas podem ser densas e exigir garfo e faca para comer, a pizza ao estilo de Nova York deve ser dobrada e comida com uma mão, tornando-a um ótimo jantar portátil, esteja você desfilando na Times Square ou falando ao telefone em Wall Street.

+Representando a Escócia, chef surpreende e ganha prêmio mundial de pizzas
+Provamos a pizza de um dos maiores pizzaiolos do mundo! Veja como foi
+Pizza Hut quebra recorde e produz maior pizza do mundo
+Homem emagrece comendo pizza todos os dias por um mês
+Quer uma pizza muito crocante? Comece o preparo numa frigideira

E, como mostra o site Daily Meal, uma das características mais atraentes da pizza ao estilo nova-iorquino é que ela é – ou pelo menos, era – notoriamente barata. Uma pizzaria, conhecida como 2 Bros. Pizza, ganhou fama vendendo fatias da clássica comida de rua de Nova York por apenas 1 dólar (cerca de R$ 5,21). Embora alguns possam argumentar que a “melhor” pizza ao estilo de Nova York é mais cara, uma fatia de pizza por um dólar certamente tem um apelo próprio.

Parece, no entanto, que as recentes mudanças econômicas foram um golpe para a indústria de pizza barata na Big Apple. Os preços têm subido vertiginosamente em Nova York nos últimos anos, e isso atingiu também a comida icônica.

De acordo com uma reportagem do The New York Post, a 2 Bros. Pizza, que por muito tempo conseguiu manter a tradição de vender a pizza a preços módicos, foi forçada a aumentar o valor da fatia em 50 centavos de dólar. Com impostos, a fatia agora custa 2 dólares, o equivalente a pouco mais de R$ 10.

Enquanto o co-proprietário Eli Halali explicou ao The Post que eles tentaram o máximo possível manter o preço da pizza baixo sem ter que fazer nenhuma alteração, o aumento da inflação mostrava que “não era mais possível empatar.”

Outras redes de Nova York conhecidas por suas pizzas baratas também foram forçadas a aumentar seus preços ou tentar reduzir os custos. Algumas tentaram reduzir a quantidade de ingredientes, barateando a pizza, mas resultando em um produto de qualidade inferior.

Segundo o Daily Meal, os clientes até têm entendido o aumento nos custos, mas torcem para a volta da pizza de 1 dólar o quanto antes.