20/02/2025 - 14:21
Um ovo sem galinha, um assado sem carne bovina, um lanche de peixe sem peixe. Você comeria isso? Substitutos para produtos animais feitos de soja, seitan ou ervilha são alternativas populares. Mas cientistas trabalham com outra alternativa para alimentar a humanidade de maneira mais sustentável.
A agricultura celular produz alimentos cultivando células em vez de organismos inteiros. Pode ser a solução para ajudar a alimentar o mundo conforme a demanda por alimentos aumenta.
Até 2050, a produção de comida terá que aumentar em 70% para alimentar a população mundial, segundo o WWF (World Wildlife Fund, ou Fundo Mundial para a Natureza).
Uma startup em Hamburgo está trabalhando em um alimento do futuro à base de células. “Cultivamos as raízes de cogumelos, conhecidas como micélio, em tanques, semelhante à fabricação de cerveja, em um processo hipersustentável. É muito rápido e usa uma fração dos recursos que a agricultura animal usa”, diz Mazen Rizk, Fundador e CEO da Infinite Roots.
A massa resultante pode ser usada para fazer salsichas, almôndegas, molhos e até sorvete. O produto cru tem um sabor umami.