Alvin Keffa Liona, um garoto queniano de 13 anos, precisou vencer preconceitos para se tornar uma celebridade da cozinha. Enquanto é comum encontrar jovens chefs de sucesso em outros países, o Quênia ainda vê com reservas o fato de meninos estarem na cozinha. Mas isso não impediu Alvin de ousar e se aventurar como chef.

+Chef africano usa ingredientes como peixe seco e insetos para criar sorvetes
+Inseto com gosto de bacon pode aliviar a fome em Madagascar

A história do garoto começou quando ele tinha apenas sete anos e decidiu surpreender sua mãe, Perry Kanana, com um café da manhã na cama.

Como ele observava sempre o que a mãe fazia todos os dias, preparou ovos mexidos para ela. Para a satisfação de Perry, os ovos estavam deliciosos.

A partir daí, estimulado pela mãe, o garoto passou a estudar técnicas culinárias e a criar seus próprios pratos. Com a chegada da pandemia de covid-19 em 2020 e o consequente fechamento das escolas, Alvin viu uma oportunidade.

“Comecei a pesquisar receitas no YouTube e procurar ingredientes que podiam ser encontrados no Quênia”, conta o garoto. “Se não achasse alguma coisa ou fosse muito cara, procurava substitutos”.

Foi esse “jogo de cintura” que o ajudou a amadurecer na cozinha. Com a assistência da mãe, Alvin passou a postar seus vídeos de culinária nas redes sociais e em blogs de comida.

A fama só cresceu, e o menino foi convidado a participar de um show de talentos infantis na TV do Quênia. Com o sucesso, Alvin aproveitou para encorajar outros garotos a se aventurarem na culinária.

Celebridade em seu país, Alvin, também conhecido como Keff The Wonderboy Chef (algo como o menino-prodígio chef), já ganhou o principal prêmio no concurso Kids Kitchen Club Challenge e o título de Embaixador Júnior (2020/2021) do NNEdPro Global Institute for Food, Nutrition and Health.

Atualmente, ele criou um clube de gastronomia em sua escola, em Nairobi. “Quero acabar com essa mentalidade de que cozinhar é só para garotas. Acho que é para ambos os gêneros”, explica o chef mirim.

(*) Da redação da Menu