03/01/2023 - 14:12
Após uma cerimônia histórica, que deu espaço para a diversidade do povo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocupa o cargo pela terceira vez, participou de um jantar para celebrar a posse, recebendo chefes de estado e outras autoridades no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF), na noite de domingo (1).
O cardápio chamou a atenção por valorizar ingredientes, pratos e chefs brasileiros, com drinks como o gin tônica com flor de clitória, da apresentadora e chef Bela Gil, do Camélia Òdòdó, o sorvete de gemas “O ovo”, de Helena Rizzo, do Maní, e o famoso bolinho de feijoada, ícone da cozinha de Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca.
+Aprenda a fazer o bolinho de feijoada original, da chef Kátia Barbosa, servido na posse de Lula
Além desses, participaram também os chefs Paulo Machado, com arroz carreteiro com ovo e PANCs (plantas alimentícias não-convencionais); Morena Leite, com os churros de tapioca com vatapá; Kalymaracaya Nogueira, com lapape com doce de tomate; Nara Amaral, com casquinha de castanha com farofa de licuri; e Saulo Jennings, com bolinho de pirarucu.
Algumas delícias podem ser provadas nos restaurantes dos chefs. O drink de Bela Gil, por exemplo, à base de gin e da flor clitória (que confere uma coloração lilás-azulada à bebida), custa R$ 43 no Camélia Òdòdó, na Vila Madalena, em São Paulo (SP).
Os ingredientes brasileiros brilharam no evento, como limão cravo, mel de Jataí, manga, palmito pupunha, carne seca, maxixe e castanha do Pará, provando ao mundo – e ao próprio Brasil – que os produtos típicos da nossa culinária podem e devem marcar presença em cerimônias oficiais e jantares para líderes mundiais.
Conheça alguns dos pratos servidos no jantar da posse: