Da redação da Menu

O Instituto Brasil a Gosto está mobilizando profissionais e empresas de gastronomia a promoverem ações no país para arrecadar dinheiro em prol das vítimas de Brumadinho.

A ação foi inspirada no exemplo do chef Raphael Rego, do restaurante Oka, que lançou a campanha em que doará a renda da venda de porções de pão de queijo para os afetados pelo desastre. A receita integra o menu degustação do restaurante, localizado em Paris na França, mas será vendida excepcionalmente fora do cardápio. Veja aqui.

Em São Paulo, o casal Jefferson e Janaína Rueda vão doar, até o dia 05 de fevereiro, 50% da venda do arroz com suã da Casa do Porco Bar e da galinhada do Bar da Dona Onça.

A Oficina Kitanda Brasil, da chef Tânea Romão, doará 100% da venda de 1 mês de seu pão de queijo recheado com pernil. Já Paula Labaki doará 50% da venda de dois de seus produtos mais famosos, o black rub e red rub, durante o mês de fevereiro.

Em Brasília, a Baco Pizzaria, de Gil Guimarães passará a vender pão de queijo também, com 100% de sua renda voltada à campanha, por 1 mês.

Cada casa será responsável por encaminhar a renda obtida com a campanha para um projeto de apoio às vítimas de Brumadinho. O Instituto está empenhado em divulgar a campanha e incentivar que mais casas ou marcas aqui no Brasil possam criar campanhas semelhantes para angariar recursos para o mesmo fim.

Até o momento, são contabilizados 110 mortos em Brumadinho e há estimativa de 238 desaparecidos. As buscas por sobreviventes continuam.