23/10/2020 - 12:20
da redação da Menu
Já diz o ditado, não existe almoço (ou jantar) grátis. Mas é justamente oferecendo refeições de graça pelo celular que bandidos conseguiram roubar os dados de mais de 100 mil pessoas, apenas na cidade de São Paulo. As informações são do site “G1”.
+Vírus que promete cafeteira Nespresso circula no WhatsApp
+Golpe pelo WhatsApp promete Heineken de graça
Segundo o laboratório de segurança digital da empresa Psafe, os bandidos se passam por lojas ou restaurantes frequentados pelas vítimas e disparam mensagens de SMS prometendo um almoço ou jantar de graça.
Para aproveitar a “oferta”, no entanto, as pessoas precisam clicar em um link que instala um vírus em seus celulares e permite que os bandidos assumam o controle do WhatsApp.
Além de roubar dados pessoais, os golpistas começam a pedir dinheiro para os contatos do WhatsApp das pessoas que tiveram seus celulares clonados.
A recomendação dos especialistas é sempre desconfiar de ofertas muito vantajosas que chegam por mensagens, especialmente quando elas vêm de números desconhecidos.
Outra dica para ficar mais seguro é habilitar a autenticação em duas etapas do WhtasApp. Se você ainda não fez isso, confira aqui como ativar esse recurso de segurança.