Líder de realities gastronômicos da TV britânica, chef estrelado e dono de restaurantes estimados, Gordon Ramsay se consagrou uma das figuras mais emblemáticas da culinária. Em seus diversos trabalhos fora das telas, o inglês compartilha dicas sobre o que provar, onde ir e como cozinhar as melhores receitas.

Recentemente em entrevista ao portal “Food&Wine”, Ramsay compartilhou dois conselhos essenciais para aqueles que querem aprimorar o preparo de refeições caseiras.  Confira abaixo as recomendações do apresentador de “Hell’s Kitchen”.

+ Com entrada grátis, Feira Gosto SA – Sabor Artesanal leva 48 expositores a São Paulo
+ Vinho tinto e Coca-Cola Diet: conheça o drink favorito de Lady Gaga

Prepare seu próprio sal cítrico

Sal cítrico – Foto: Freepik

Um das habilidades fundamentais de um bom cozinheiro é saber temperar todos os alimentos em partes específicas de seu cozimento. A primeira dica de Ramsay traz uma maneira simples de transformar aquela pitada de sal, presente em quase todas as receitas, em algo ainda mais especial. A ideia é transformar a especiaria adicionando toques cítrico à sua composição.

“Basta retirar as raspas de cítricos, como limões e laranjas, e misturá-las com um belo sal grosso. Ter um sal cítrico perfumado à mão, seja para cozinhar peixe ou até mesmo frango, é uma delícia. Mesmo que você não tenha toranjas ou laranjas, pode facilmente fazer isso com limões. Só não se esqueça de guardar o sal cítrico restante em um recipiente hermético”, explica o chef britânico.

Gordon acredita que essa é uma forma rápida e prática de incrementar os pratos mais comuns da rotina, fazendo com que eles adquiram um toque especial.

Conheça os óleos infusionados

Gorduras infusionadas – Foto: Freepik

Assim como a primeira sugestão, a segunda busca introduzir mais uma camada de aroma aos alimentos. O chef aponta que variar os óleos de cozinha é mais uma forma de criar um novo gosto nas refeições caseiras.

“Elementos como óleo cítrico ou óleo de pimenta, até mesmo óleo de páprica defumada, podem facilmente dar um toque especial ao prato. Apenas certifique-se de procurar opções com infusão de cítricos ou pimentas de verdade, e não com aromatizantes artificiais”, afirma.

Para aqueles que preferem produzir os produtos de forma natural, é possível fazer seu próprio óleo de páprica em casa. Basta pegar “duas ou três colheres de sopa de páprica defumada, tostá-las levemente em uma panela, infusioná-las em algumas colheres de sopa de azeite de oliva e, em seguida, adicioná-las ao seu óleo de cozinha”. A combinação das duas técnicas fará com que o preparo de refeições básicas e rotineiras se torne cada vez mais saboroso e complexo.