O bourbon é um tipo de uísque norte-americano que leva milho em sua composição. Assim como um bom uísque, o bourbon pode ser apreciado puro, com gelo ou como parte integrante de coquetéis.

Como mostra o site Tasting Table, um apreciador de bourbon pode desfrutar ainda mais da experiência de degustá-lo se, antes do primeiro gole, sentir também o aroma da bebida. No nariz, esse destilado pode ter notas que lembram milho, melaço, ou algo picante e defumado.

+Cidade inteira do Tennessee está coberta por ‘fungo do uísque’
+Garrafa rara de bourbon é leiloada por mais de R$ 276 mil nos Estados Unidos
+5 receitas para apreciar o bourbon, destilado mais importante dos EUA

O site Bourbon Inspector observa que existem sete etapas para degustar adequadamente o bourbon. O terceiro passo é algo chamado “enfiar o nariz na taça “. Portanto, antes de simplesmente dar um gole, espalhar a bebida na boca, e repetir o processo, não se esqueça da importância do aroma do bourbon para a experiência.

A melhor maneira de provar bourbon, especialmente se você nunca provou antes, é tomá-lo puro. Mas, antes de dar o primeiro gole, coloque o nariz no copo e inspire suavemente, mantendo a boca ligeiramente aberta para explorar os aromas diferenciados da bebida.

O mestre destilador da Coopers’ Craft, Chris Morris, explica: “Nossa capacidade de saborear depende muito do sentido do olfato. Além disso, cheirando uma pequena quantidade primeiro, não expomos nossa percepção ao impacto do álcool que resulta da degustação, ou seja, dá para perceber melhor a complexidade.”

De acordo com o especialista, alguns exemplares revelam aromas que lembram açúcar mascavo, banana e pão de noz-pecã, junto com um pouco de passas. Como nosso olfato responde por aproximadamente 80% do que provamos, o nariz é uma boa razão pela qual Morris sugere o aumento de tais complexidades. Por isso, seja você iniciante ou não no mundo dos bourbons, vale a pena prestar atenção aos aromas antes de desfrutar da bebida.