O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Depois de pronto, muita gente não sabe o que fazer com as folhas já usadas e acaba jogando tudo no lixo. Mas uma reportagem do site Northeast Now ensina três formas inteligentes de aproveitar os resíduos do chá. Só lembrando que o chá verdadeiro é aquele feito à base da planta Camellia sinensis, que dá origem a bebidas como chá preto, verde, branco, oolong, etc. Porém, dependendo da erva utilizada para fazer sua infusão, como hortelã ou camomila, dá para usar as dicas também. Veja como:

+Especialistas ensinam a preparar o chá perfeito
+Chá-verde ajuda a compensar os exageros do fim de semana

Limpar a cozinha

Mantenha algumas folhas de chá usadas, ainda úmidas, sobre tábuas de corte ou bancada da cozinha e esfregue-as na superfície, suavemente, para limpar. As folhas de chá absorvem e removem o forte odor de peixe ou carne, além de clarear manchas, removendo gordura e eventuais sujeiras grudadas. As folhinhas também servem para esfregar utensílios antes de enxaguá-los.

Desodorizar armários e geladeira

As folhas de chá são excelentes absorventes e podem ser usadas como desodorizador para armários, geladeiras e fornos. Nesse caso, depois de preparar o chá, seque um pouco das sobras das folhas usadas, embale-as em um paninho de algodão limpo e deixe-as dentro da geladeira, armário, forno ou qualquer espaço fechado. As ervas trarão um aroma delicado para esses ambientes.

Temperar a comida

Sabia que o restante das ervas usadas nos chás podem ser usadas como tempero? Folhas de chá ainda frescas podem compor uma boa salada, seja junto das folhas, seja para temperar o molho. Para fazer um molhinho simples, sem desperdiçar as folhinhas do chá, misture algumas folhas já usadas, azeite, suco de limão e coloque em um recipiente de vidro. Guarde tudo por uma semana e use para temperar pão, sanduíche, saladas, etc.