28/04/2023 - 16:01
Quem ama sushi e sashimi, com certeza já reparou em alguns acompanhamentos clássicos que costumam vir junto no prato, como fatias de nabo, wasabi e gengibre em conserva. Se você é do time que costuma ignorar o gengibre, pense duas vezes. Como mostra o site Daily Meal, o gari – palavra em japonês para gengibre em conserva – é comumente servido com o sushi para limpar o paladar entre os diferentes bocados de peixe e arroz.
+Homens podem ser condenados a 3 anos de prisão por terrorismo do sushi
+Conheça 6 ingredientes fundamentais da culinária japonesa
+Empresa japonesa usa inteligência artificial para criar harmonização perfeita de peixe e saquê
Com as diferentes combinações de ingredientes, o gengibre ajuda também a amplificar o sabor de cada um. As fatias do gengibre em conserva podem ser ligeiramente doces e picantes, com um toque ácido do vinagre. Assim como ocorre com um sorbet, que pode ser servido entre os pratos de um longo menu degustação, para limpar o paladar de sabores mais fortes, a acidez do gengibre em conserva corta qualquer resíduo remanescente na língua.
Uma fatia de salmão ou atum são relativamente suaves no paladar, mas uma cavala marinada ou um pedaço enguia, com seu sabor terror, podem precisar de uma fatia fininha de gengibre para preparar as papilas gustativas para o próximo bocado.
O processo de fazer gari é geralmente simples, exigindo apenas vinagre, açúcar, sal e a raiz de gengibre fresca. Se preferir omitir o açúcar, dá para substituir o ingrediente por mel. Não se espante se algumas conservas tiverem um tom rosado: a Universidade Ochanomizu, em Tóquio, no Japão, afirmou que altos níveis de antocianina, encontrados no gengibre japonês fresco, reagem com o vinagre e “tingem” as fatias com um tom de rosa suave ou vibrante.
Outro segredo para comer sushi é não misturar wasabi no molho de soja. As camadas de sushi revelam seus vários ingredientes na mordida, então a recomendação é colocar o lado do peixe virado para baixo no molho de soja, em vez do lado do arroz. Isso evita que o arroz absorva mais shoyu do que o desejado, o que poderia deixar o sushi salgado demais.