28/03/2023 - 10:14
O bacalhau é, sem dúvida, uma das grandes estrelas da Páscoa. O peixe salgado e seco fica perfeito assado, ensopado, em forma de bolinhos, desfiado e até como salada! Para ajudar na hora da compra, separamos algumas dicas fundamentais sobre os tipos de bacalhau, como escolher, a melhor forma de dessalgar e, claro, sugestões de receitas incríveis para abrilhantar a mesa na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa. Veja abaixo:
+Páscoa: 30 receitas de bacalhau para comemorar a data
Tipos de bacalhau
O tipo mais conhecido e nobre de bacalhau é aquele obtido da espécie Gadus morhua – considerado o verdadeiro bacalhau norueguês. Tem carne clara, de cor branco-palha, e rende postas altas, macias e suculentas. Também é o mais caro. Além desse, há também o bacalhau Ling (Molva molva – de postas altas e bonitas e carne muito branca que se separa em lascas), o Saithe (Gadus virens ou Pollachius virens, de carne mais escura e que se desfaz em lascas, ideal para refogados, o Gadus macrocephalus (carne branca e firme que não se desfaz, ideal para ensopados e cozimentos longos) e o Zarbo (Brosmius brosme – mais simples, de carne escura e firme, perfeito para bolinhos).
Como escolher o bacalhau na hora da compra?
Hoje em dia é possível comprar os mais variados tipos de bacalhau, inclusive os já dessalgados, que vêm congelados em pedaços ou postas e são mais fáceis de preparar, já que não precisam ser deixados de molho. Na hora da compra, é importante levar tudo isso em consideração.
Se optar por comprar o bacalhau seco e salgado e fazer a demolha em casa, procure por um peixe que tenha a carne mais clara, cor de palha, sem manchas escuras. A pele deve estar sequinha e firme na carne, sem soltar facilmente. E o aroma deve lembrar sal, jamais peixe rançoso ou podre.
É preferível comprar a peça inteira. Vale pedir para porcionar na hora, o que ajuda na hora de demolhar e de calcular as porções a serem preparadas e servidas. Comprando dessa forma, dá para aproveitar o peixe para fazer vários pratos, com as mais nobres para assar ou ensopar em postas, por exemplo, e as rebarbas cozidas, refogadas e desfiadas para o bolinho de bacalhau.
Como dessalgar o bacalhau?
Este é um passo importantíssimo no preparo do bacalhau. Afinal, um peixe salgado demais fica intragável. E se o sal for removido por completo, a carne fica insossa. Por isso, preste atenção aos detalhes: a demolha deve sempre ser feita em água fria, para evitar que o bacalhau fique com cheiro forte. Coloque as postas em pote tampado, cobertas com água fria, e mantenha dentro da geladeira, para evitar a deterioração. Hidratando o peixe, ele fica macio e suculento e na medida certa de sal.
O processo de dessalga pode variar de acordo com o tamanho da peça. Em geral, um lombo de 3 a 5 centímetros de altura leva de 48 a 72 horas para perder o sal, enquanto postas de 1 a 2 centímetros dessalgam em até 24 horas. Se estiver com muita pressa, uma dica é ferver o peixe em água ou leite. Mas o resultado não fica tão bom.
Receitas de bacalhau perfeitas para a Páscoa
Feito isso, escolha a receita de bacalhau que cabe no seu gosto – e no seu bolso. Separamos aqui sugestões que vão desde uma salada econômica de bacalhau com grão-de-bico até o imbatível bacalhau ao forno. Confira:
+Salada econômica de bacalhau com grão-de-bico
+Receita imbatível de bacalhau ao forno
+Bacalhau fit para fazer em casa
+Bolinho de bacalhau
+Açorda de bacalhau
+Arroz de bacalhau e maçãs de lá da terrinha
+Bacalhau espiritual
+Bacalhau gratinado
+Brandade de bacalhau e mandioca com pesto de coentro e salada azedinha
+Bacalhau à Lagareiro
+Lascas de bacalhau sobre vinagrete de lentilhas e chips de batata doce
+Cataplana de bacalhau com escalivada