13/05/2025 - 15:58
Nesta segunda-feira, 12, ocorreu a premiação anual do Guia Michelin no renomado hotel Rosewood, em São Paulo. O evento reconheceu a excelência de restaurantes da capital paulista e do Rio de Janeiro por meio de diversas certificações.
Além das clássicas Estrelas Michelin, a gastronomia brasileira recebeu prêmios como o Bib Gourmand, Green Michelin Star, que reconhece os esforços de sustentabilidade na cozinha, Sommelier Michelin, Young Chef Award, Serviço Michelin e mais.
Apesar de não terem conquistado a premiação máxima de Três Estrelas, os estados do Sudeste faturaram quatro novas Estrelas na primeira divisão – além de manterem cinco restaurantes na categoria de Duas Estrelas.
+ Guia Michelin 2025: conheça restaurantes recomendados e estrelados em SP e Rio
Veja os quatro novos premiados com uma Estrela Michelin
Casa 201 (Rio de Janeiro)

Localizado próximo ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Casa 201 conta com espaço acolhedor e artístico. A cozinha liderada pelo chef carioca João Paulo Frankenfeld traz ingredientes fortes na cultura brasileira combinados com técnicas francesas – exaltando o local de origem e os estudos estrangeiros de Frankenfeld.
O restaurante busca deixar os comensais aconchegados, como se eles estivessem saboreando as refeições no conforto de suas casas.
Rua Lopes da Quinta, 201, Jardim Botânico | @201.casa
Reserve sua visita aqui
Kanoe (São Paulo)

Com a intenção de recuperar as receitas e métodos tradicionais do Japão, o chef Tadashi Shiraishi conduz uma visita especial aos clientes acomodados no balcão para nove pessoas. Ao longo da experiência, o chef explica a composição de cada prato do menu Omakase sazonal, além de compartilhar histórias da relação pessoal com a avó materna, sua maior incentivadora.
O local conta com um preparo prévio para atender os visitantes com suas escolhas preferidas já preparadas, ambiente intimista e horários de atendimento limitados.
Alameda Itu 1578, Jardins | @kanoerestaurant
Reserve sua visita aqui
Oseille (Rio de Janeiro)

No coração de Ipanema, o restaurante comandado por Thomas Troisgros – filho do renomado Claude Troisgros e neto de Pierre Troisgros – conta com balcão em formato de U e decoração minimalista. O espaço também é conectado à outra casa de Thomas, o Toto, que fica no primeiro andar da construção.
O menu degustação único e moderno traz duas opções: cinco ou sete pratos em sequência. As receitas são regadas de técnicas culinárias com o toque francês e produtos do estado com alta qualidade.
Rua Joana Angélica, 155, Ipanema | @oseillerestaurante
Reserve sua visita aqui
Ryo Gastronomia (São Paulo)

Após uma grande renovação, o Ryo Gastronomia segue a mesma linha de pequenos balcões e algumas mesas espalhadas pelo ambiente para atender cerca de 20 clientes. O menu Omakase servido pelo chef Edson Yamashita traz cortes impressionantes, técnicas e elementos tradicionais da culinária japonesa.
Além da experiência ao servir, a casa conta com uma apresentação e explicação prévia de todos os ingredientes que serão consumidos na sequência de pratos.
Rua Pedroso Alvarenga, 667, Itaim Bibi | @ryogastronomia
Reserve sua visita aqui
Além dos estreantes neste grupo, o Brasil manteve cinco estabelecimentos certificados com Duas Estrelas. São eles: D.o.m, Evvai e Tuju, em São Paulo e Lasai e Oro, no Rio de Janeiro.
A lista completa dos vencedores e nomeados pode ser encontrada no site oficial do Guia MICHELIN.