Nesta segunda-feira, 12, ocorreu a premiação anual do Guia Michelin no renomado hotel Rosewood, em São Paulo. O evento reconheceu a excelência de restaurantes da capital paulista e do Rio de Janeiro por meio de diversas certificações.

Além das clássicas Estrelas Michelin, a gastronomia brasileira recebeu prêmios como o Bib Gourmand, Green Michelin Star, que reconhece os esforços de sustentabilidade na cozinha, Sommelier Michelin, Young Chef Award, Serviço Michelin e mais.

Apesar de não terem conquistado a premiação máxima de Três Estrelas, os estados do Sudeste faturaram quatro novas Estrelas na primeira divisão – além de manterem cinco restaurantes na categoria de Duas Estrelas.

+ Guia Michelin 2025: conheça restaurantes recomendados e estrelados em SP e Rio

+ Dia Mundial do Coquetel: aprenda a fazer cinco clássicos americanos que caíram no gosto do brasileiro

Instagram will load in the frontend.

Veja os quatro novos premiados com uma Estrela Michelin

Casa 201 (Rio de Janeiro)

Casa 201 – Foto: Reprodução/Instagram

Localizado próximo ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Casa 201 conta com espaço acolhedor e artístico. A cozinha liderada pelo chef carioca João Paulo Frankenfeld traz ingredientes fortes na cultura brasileira combinados com técnicas francesas – exaltando o local de origem e os estudos estrangeiros de Frankenfeld.

O restaurante busca deixar os comensais aconchegados, como se eles estivessem saboreando as refeições no conforto de suas casas. 

Rua Lopes da Quinta, 201, Jardim Botânico | @201.casa

Reserve sua visita aqui

Kanoe (São Paulo)

Kanoe – Foto: Reprodução

Com a intenção de recuperar as receitas e métodos tradicionais do Japão, o chef Tadashi Shiraishi conduz uma visita especial aos clientes acomodados no balcão para nove pessoas. Ao longo da experiência, o chef explica a composição de cada prato do menu Omakase sazonal, além de compartilhar histórias da relação pessoal com a avó materna, sua maior incentivadora.

O local conta com um preparo prévio para atender os visitantes com suas escolhas preferidas já preparadas, ambiente intimista e horários de atendimento limitados. 

Alameda Itu 1578, Jardins | @kanoerestaurant

Reserve sua visita aqui

Oseille (Rio de Janeiro)

Oseille – Foto: Reprodução/Instagram

No coração de Ipanema, o restaurante comandado por Thomas Troisgros – filho do renomado Claude Troisgros e neto de Pierre Troisgros – conta com balcão em formato de U e decoração minimalista. O espaço também é conectado à outra casa de Thomas, o Toto, que fica no primeiro andar da construção.

O menu degustação único e moderno traz duas opções: cinco ou sete pratos em sequência. As receitas são regadas de técnicas culinárias com o toque francês e produtos do estado com alta qualidade.

Rua Joana Angélica, 155, Ipanema | @oseillerestaurante

Reserve sua visita aqui

Ryo Gastronomia (São Paulo)

Ryo Gastronomia – Foto: Reprodução/Instagram

Após uma grande renovação, o Ryo Gastronomia segue a mesma linha de pequenos balcões e algumas mesas espalhadas pelo ambiente para atender cerca de 20 clientes. O menu Omakase servido pelo chef Edson Yamashita traz cortes impressionantes, técnicas e elementos tradicionais da culinária japonesa. 

Além da experiência ao servir, a casa conta com uma apresentação e explicação prévia de todos os ingredientes que serão consumidos na sequência de pratos. 

Rua Pedroso Alvarenga, 667, Itaim Bibi | @ryogastronomia

Reserve sua visita aqui 

Além dos estreantes neste grupo, o Brasil manteve cinco estabelecimentos certificados com Duas Estrelas. São eles: D.o.m, Evvai e Tuju, em São Paulo e Lasai e Oro, no Rio de Janeiro.

A lista completa dos vencedores e nomeados pode ser encontrada no site oficial do Guia MICHELIN.