Um dos mais prestigiados guias de restaurantes do mundo, o Guia Michelin anunciou nesta sexta-feira (4) que irá suspender todas as avaliações de restaurantes russos em 2022 por causa da invasão à Ucrânia.

+São Paulo é o 7º melhor destino gastronômico do mundo, diz TripAdvisor
+Restaurante do Guia Michelin mais barato do mundo perde estrela
+Guia Michelin não avaliará restaurantes do Rio e São Paulo em 2021

“Dada a gravidade da crise atual, as equipes do Guia Michelin tomaram a decisão de suspender todas as atividades de recomendação de restaurantes na Rússia”, informou a publicação por meio de comunicado, de acordo com a agência de notícias Reuters.

A empresa acrescentou que todos os projetos previstos para este ano no país estão parados, bem como a atualização das redes sociais e do site do guia na Rússia. “Fizemos a escolha de não promover Moscou como destino gastronômico.”

A primeira edição do Guia Michelin de Moscou foi lançada no ano passado e conta com 69 restaurantes avaliados pelos inspetores da publicação. Os estabelecimentos russos estrelados não devem perder a distinção, ao menos por enquanto.

No comunicado, a empresa disse ainda que não há prazo para retomar as atividades no país e ressaltou que a decisão de suspender a edição de 2022 “de forma alguma questiona o talento dos chefs e de suas equipes”.

(*) Da redação da Menu