Aconteceu na segunda-feira, 20, a cerimônia de lançamento da 7ª edição do Guia MICHELIN no Brasil. O evento, realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foi organizado em parceria com a prefeitura da cidade e reconheceu a excelência de novos restaurantes nas cidades de São Paulo Rio de Janeiro.

+ Guia MICHELIN 2024: confira restaurantes recomendados e estrelados em São Paulo e Rio de Janeiro

O destaque ficou por conta das novidades: foram três novos restaurantes Duas Estrelas — duplicando o número de brasileiros na categoria — e sete Uma Estrela. Além disso, o Brasil estreou na categoria Estrela Verde, celebrando o compromisso sustentável de três estabelecimentos.

“Desde restaurantes fiéis às raízes brasileiras até aqueles com conceitos mais inovadores ou cozinhas internacionais, as seleções foram conquistadas pelas inúmeras novidades que agregaram. Destacamos também o progresso notável alcançado pelos restaurantes de primeira linha — como evidenciado pela atribuição de duas estrelas MICHELIN a nada menos que três novos estabelecimentos”, celebra Gwendal Poullennec, Diretor Internacional do Guia MICHELIN.

Novos restaurantes Duas Estrelas MICHELIN

Evvai (São Paulo)

Evvai (Instagram)

O restaurante Evvai reflete a paixão do chef Luiz Filipe Souza pela comida, pela vida, pela arte e pela natureza. Aos visitantes, é oferecido um menu degustação único que inclui pratos muito coloridos e saborosos, impregnados de influências brasileiras e italianas, criando uma fusão das duas culturas, para deleite dos hóspedes mais exigentes.

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 108, Pinheiros

Almoço de sábado, das 12h às 15h, e jantar de terça a sábado, das 19h às 23h.

Reserve aqui.

Lasai (Rio de Janeiro)

Lasai (Instagram)

Lasai tem apenas 10 mesas, com as quais o chef Rafa Costa e Silva interage constantemente apresentando um moderno menu surpresa. Começa com uma variedade de petiscos e inclui excelentes pratos vegetarianos — todos baseados em ingredientes orgânicos sazonais de suas hortas orgânicas no Itanhangá e Vale das Videiras.

Endereço: Largo dos Leões, 35, Humaitá

Reserve aqui.

Tuju (São Paulo)

Tuju (Instagram)

No novo Tuju, instalado num edifício de três andares, tudo foi pensado pela e para a gastronomia, sendo cada piso do edifício dedicado a uma parte do jantar. Na cozinha, o chef Ivan Ralston combina produtos e sabores sazonais brasileiros (especialmente paulistas) com as técnicas europeias mais contemporâneas. O menu de degustação reflete o foco do chef na criatividade e na pesquisa, e cada composição é determinada pelas condições climáticas de cada estação.

Endereço: Rua Frei Galvão, 135, Jardim Paulistano

Reserve aqui.

Além das três novidades, vale destacar a consistência contínua do D.O.M. (São Paulo), Oro (Rio de Janeiro) e Oteque (Rio de Janeiro), que mantiveram as suas duas estrelas MICHELIN.

Novos restaurantes Uma Estrela MICHELIN

Fame Osteria (São Paulo)

Fame Osteria
Fame Osteria (Instagram)

Dirigido pelo chef Marco Renzetti, o Fame Osteria tem uma história fascinante: o estabelecimento começou como um bar ilegal antes de, rapidamente, se tornar um local de peregrinação para os amantes da comida. O menu degustação é baseado na culinária italiana clássica, com excelentes massas caseiras e risotos memoráveis.

Endereço: Rua Oscar Freire, 216

Jantar de quarta-feira a sábado às 20h00

Reserve aqui.

Kazuo (São Paulo)

Kazuo (Instagram)

O chef Kazuo Harada embarca os clientes do Kazuo em uma viagem culinária que os leva ao Japão, à China, à Malásia, à Tailândia, à Coreia e até a Índia. Uma das características que o diferencia de outros restaurantes asiáticos da cidade é a capacidade do chef de criar um fio condutor em pratos que apresentam atributos únicos da cozinha pan-asiática. O menu à la carte, com uma vasta oferta de sushi, sashimi, niguiris, makis ou temakis, é complementado por um menu Omakase, que só é servido no bar gastronômico.

Endereço: Rua Prudente Correia, 432, Jardim Europa

Reserve aqui.

Kuro (São Paulo)

Kuro
Kuro (Instagram)

No restaurante japonês Kuro, o chef Henry Miyamo oferece um menu Omakase exclusivo servido no balcão. Por lá, o famoso grelhador Binchō-tan, que confere um sabor muito especial aos pratos, desempenha um papel fundamental.

Endereço: Rua Padre João Manuel, 712, Jardins

Reserve aqui.

Murakami (São Paulo)

Murakami
Murakami (Instagram)

O extrovertido chef Tsuyoshi Murakami, que dirige o seu restaurante homônimo, leva os seus convidados numa viagem gastronômica por meio de dois menus: o “Experiência Sushi”, que cria pessoalmente; e o “Experiência Murakami”, com um delicioso mix de petiscos, sushi, sashimi, tempura e prato principal Wagyu. Para a sobremesa, delicados Motchis feitos pelo filho do chef do Motchimu encerram perfeitamente a refeição.

Endereço: Alameda Lorena, 1186, Jardins

Reserve aqui.

Oizumi Sushi (São Paulo)

Oizumi
Oizumi (Instagram)

Ao batizar seu restaurante de Oizumi Sushi, o chef Danilo Maciel quis homenagear a cidade japonesa com maior concentração de imigrantes brasileiros. Lá, a única opção é um menu único Omakase de 16 pratos, meticulosamente preparado com o peixe fresco do dia, além de uma seleção de outras iguarias amadurecidas em um armário especial do restaurante para garantir o máximo sabor.

Endereço: Rua Califórnia, 785, Cidade Monções

Reserve aqui.

San Omakase Room (Rio de Janeiro)

San Omakase Room
San Omakase Room (Instagram)

No intimista San Omakase Room, localizado no bairro do Leblon, o chef André Nobuyuki Kawai busca mostrar o que há de melhor na hospitalidade japonesa. Assim, para além dos conceitos gastronômicos associados a um menu Omakase, os hóspedes podem desfrutar da extraordinária singularidade da cultura japonesa.

Endereço: Rua Conde de Bernadotte, 26, loja 103, Leblon

Reserve aqui.

Tangará Jean-Georges (São Paulo)

Tangará Jean-Georges
Tangará Jean-Georges (Instagram)

Localizado no luxuoso hotel Palácio Tangará, o Tangará Jean-Georges é comandado pelo prestigiado chef francês Jean-Georges Vongerichten e administrado pelos chefs residentes Filipe Rizzato e Nevsilene Machado. Eles oferecem cozinha internacional séria com pratos contemporâneos que focam principalmente na delicadeza e nos sabores puros. O menu à la carte, com seções específicas dedicadas ao caviar, aos pratos crus e às opções vegetarianas e veganas, é complementado por dois menus de degustação (um dos quais vegetariano).

Endereço: Rua Dep. Laércio Corte, 1.501, Panamby

Reserve aqui.