Quem não gosta de um bolinho, não é? E justamente os bolos caseiros foram a aposta do paraibano Flávio Cavalcante, conhecido como “Homem dos Bolos”, para mudar sua vida. A trajetória de Flávio começou em 2007, quando se mudou para Brasília com a esposa e a filha e abriu sua primeira loja de bolos caseiros, a “Bolos do Flávio”. Desde menino, ele sempre se interessou pelo universo da panificação, e lhe pareceu natural apostar nas receitas tradicionais de bolos.

+Bolo de Chocolate: 5 receitas incríveis para bater um bolinho hoje
+TikToker dá a dica mais prática do mundo para guardar bolo de aniversário
+Confeiteira cria bolos incríveis que parecem saídos de um desenho animado
+Bolo-pudim de laranja tem textura surpreendente; veja a receita
+Bolo de cenoura: 5 receitas diferentes para você experimentar

“Era hábito, em muitas famílias, as avós e mães fazerem bolos para os netos e filhos, em dias normais. Quebramos, de certa forma, esse estereótipo, de que apenas as mulheres fazem bolos”, conta Flávio.

Atualmente, são cerca de quatro mil unidades produzidas diariamente, alcançando uma produção mensal de aproximadamente 100 mil bolos, preparados de forma artesanal, em mais de 40 opções de sabores. “Fomos pioneiros no segmento, começamos a vender bolos na tradicional feira de Sobradinho, no Distrito Federal, e vendíamos entre 10 e 15 bolos por dia”, diz Flávio.

O empresário conta que o principal sucesso da rede atualmente é o bolo de mandioca com catupiri e goiabada, feito com mandioca ralada fresca, sem adição de trigo. E o clássico bolo de cenoura com cobertura de chocolate está entre os mais pedidos do público. Ele também faz opções sem glúten e sem lactose.

Com mais de 15 anos na ativa, a Bolos do Flávio virou rede e encerrou 2021 com um faturamento de R$ 22 milhões: “O sucesso do negócio tem a ver com o poder que um bolo simples, caseiro e feito na hora, tem de nos remeter à memória afetiva”, acredita ele.

Outros ares

Depois do sucesso em Brasília, Flávio decidiu mudar de ares e inaugurou duas unidades em São Paulo, uma na região de Alphaville e outra na Rua dos Pinheiros, conhecida pelo agito gastronômico. Com aproximadamente 70 funcionários e três fábricas, a rede conta com administração familiar.

“Tenho planos de abrir mais lojas, mas minhas. Me procuram muito para franquia, mas ainda não penso nisso. Por ser um produto artesanal e por amar acompanhar a produção e verificar a qualidade dos bolos ainda não senti paz em virar franquia”, diz o empresário.

Por fim, garante que, mesmo não sendo abertas a franqueados, as lojas seguem uma rigorosa padronização, sem afrouxar a exigência nem nas unidades que são administradas pelo seu irmão, e por sua filha e genro.

“Acredito que um familiar possa sim fazer parte da empresa e até administrá-la, mas vai ser preciso competência e responsabilidade com a Marca para isso porque excelência é nossa prioridade”, conclui.

Abaixo, confira a receita do bolo de leite, também conhecido como bolo de caçarola, que Flávio dividiu com a Menu, Uma delícia para fazer em casa e provar o sabor dos bolos do Flávio:

Bolo de leite ou bolo de caçarola

Receita de Flávio Cavalcante, da Bolos do Flávio

Bolo de leite
Bolo de leite ou bolo de caçarola, receita de Flávio Cavalcante. Foto: Divulgação

Ingredientes

3 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 ½ xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 litro de leite

Preparo

Bata tudo muito bem no liquidificador. Enquanto bate a massa, unte com margarina e enfarinhe uma forma de bolo com furo no meio. Preaqueça o forno por 10 minutos. Coloque a mistura do bolo na forma e leve para assar em forno médio, preaquecido, até ficar dourado em cima. O tempo pode variar de 30 a 45 minutos. Espere esfriar, retire da forma e sirva.

tempo de preparo: 1 hora
rendimento: 10 porções
execução: fácil