Um homem arrumou uma bela confusão ao preparar para seus amigos vegetarianos um jantar em comemoração ao Cinco de Mayo, data que marca a primeira vitória de soldados mexicanos contra uma potência ocupante, no caso, o exército francês.

+Perfil no Instagram defende veganos e ironiza quem come carne
+Alain Ducasse inaugura rede de hambúrgueres veganos em Paris

Ao relatar o caso na rede social Reddit, o cozinheiro, que não se identificou, contou que seus amigos vegetarianos ficaram muito irritados e foram embora de sua casa quando descobriram que ele havia servido um prato feito com gordura de porco durante o jantar.

“Fiz um buffet de tacos porque seria uma opção fácil para ter algo vegetariano e boa qualidade, além de agradar quem come recheios com carne”, contou. Um dos itens foi uma pasta de feijão preto e sempre usei alguma carne para dar um sabor a mais. Desta vez, usei um pouco de gordura de porco apenas para refogar os temperos”, acrescentou.

O anfitrião ainda destacou que tomou o cuidado de usar proteínas vegetais nas receitas e não entendeu o motivo pelo qual os convidados vegetarianos ficaram bravos. O homem, no entanto, só contou que havia usado a gordura animal depois do jantar, quando seus amigos já tinham comido o feijão com gordura de porco.

“Vegetarianos comem manteiga e outras gorduras de origem animal, então não vi problemas”, se justificou. “Imaginei também que, por ser algo tão pequeno, não faria diferença.”

Infelizmente, há uma boa diferença entre os dois produtos. Enquanto a manteiga é feita de leite de vacas que vivem por alguns anos, a gordura de porco é obtida apenas com o abate do animal. Resta saber se os amigos o perdoarão pelo erro.

(*) Da redação da Menu