Considerado uma instituição da gastronomia da cidade de São Francisco, no Estado da Califórnia (EUA), o icônico restaurante Alioto’s, famoso por seus pratos de frutos do mar, vai encerrar definitivamente suas atividades após 97 anos de funcionamento.

+Restaurante japonês dedicado ao nudismo some sem deixar vestígios

Assim como muitos outros estabelecimentos ao redor do globo, o Alioto não conseguiu se recuperar dos impactos financeiros causados pela pandemia de coronavírus, informa reportagem do jornal San Francisco Business Times. O lugar não abria as portas desde 2020.

A história do Alioto começa em 1925, quando o imigrante italiano Nunzio Alioto começou a vender pescados na barraca de nº 8 do Fisherman’s Wharf, local que atualmente é um dos principais destinos turísticos de São Francisco.

Alguns anos depois, o humilde ponto passou a servir refeições para os trabalhadores do cais – muitos deles também imigrantes italianos. Com o sucesso, Nunzio abriu nos anos 1930 a primeira versão do restaurante, que também foi o primeiro edifício do cais dos pescadores.

Após a morte de Nunzio, em 1933, sua esposa, Rose, assumiu os negócios e se tornou a primeira empresária do Fisherman’s Wharf. Foi ela quem expandiu e modernizou o Alioto’s e transformou o local em ponto gastronômico de São Francisco. O Alioto’s resistiu até a um incêndio, em 1957, e foi reconstruído. A pandemia, no entanto, foi demais para o clássico endereço.

“A perda do Alioto’s é desoladora para uma geração de moradores da cidade e turistas”, disse Randy Quezada, porta-voz do Porto de São Francisco, organização responsável por gerenciar o Fisherman’s Wharf. “Sua colaboração para a cidade jamais será esquecida”, acrescentou.

(*) Da redação da Menu