Picles divide opiniões, mas muita gente ama legumes em conserva, especialmente os pepinos verdes bem crocantes e azedinhso. Nos Estados Unidos, os picles de pepino são praticamente uma unanimidade nacional, com várias marcas disponíveis e muitos entusiastas do preparo de conservas caseiras.

+Empresa lança vela com aroma de… picles. Você compraria?

Segundo o site Daily Meal, existe um truque para fazer pepino em conserva de maneira impressionantemente rápida. Como o site mostra, fazer picles do zero pode ser um projeto divertido para muitos. E a magia da conserva acontece justamente com paciência e tempo para que os pepinos descansem na salmoura até adquirirem o sabor característico da conserva. Porém, quem quer comer picles rapidamente pode usar uma seringa para fazer pepinos em conserva rapidíssimo. Isso mesmo, uma seringa vendida em farmácia. Será que funciona?

Pode parecer meio maluco mas, segundo o site, dá para fazer picles de pepino em dois minutos utilizando-se uma seringa médica grande, sem agulha – nunca usada antes e descartável, claro – além de pepinos crus e de uma salmoura apropriada para conserva.

A ciência explica

A ideia é fatiar os pepinos e depois cortar cada fatia em quatro. Feito isso, deve-se colocar alguns pedaços do pepino em uma seringa grande o suficiente para acomodá-los e, então, encher a seringa com o líquido da conserva. O ideal é que os pepinos fiquem cobertos pelo líquido.

Finalmente, coloque um dedo sobre a ponta aberta da seringa (sem a agulha!) e puxe o êmbolo para trás. Esse passo é crucial – o dedo cria um vácuo que força a salmoura a entrar nos pedaços de pepino.

Depois de segurar por 30 segundos ou mais, deixe o líquido sair. Repita as etapas de salmoura e vácuo mais algumas vezes para garantir que os pepinos absorvam devidamente o líquido.

O resultado disso são picles quase que instantâneos, com gosto de conserva. A ciência por trás disso é muito legal: o processo de vácuo introduz pressão negativa, que quebra as membranas do pepino para que a salmoura possa entrar. Reduz o tempo que os picles tradicionais levam sem sacrificar nenhum sabor.

Depois de dominar esta técnica, você sempre poderá ter à mão deliciosos picles para complementar suas refeições. Seu sabor salgado e picante faz maravilhas para dar brilho às refeições, especialmente as mais pesadas.

O chef Daniel Orr, da FARMbloomington, concorda. Ele disse ao site Bon Appétit: “Picles adicionam uma nota picante ou agridoce a peixes defumados, carnes assadas e outros alimentos com muita gordura.”

Quando se sentir confortável com a técnica, dá para testar diferentes combinações para conservas imediatas, usando outros legumes e variando o sabor da salmoura com ervas e especiarias. Dá para fazer picles picantes, por exemplo, adicionando molho de pimenta à mistura.