Um incêndio na fábrica de laticínios Associated Milk Producers Inc, em Wisconsin, nos Estados Unidos, provocou um verdadeiro “rio de manteiga derretida” na região, causando transtorno. Os bombeiros locais foram chamados à instalação, na segunda-feira (2), para combater o fogo, que ocorreu justamente numa ala de armazenamento de manteiga.

Chegando lá, se depararam com o produto derretido fluindo por toda a estrutura.

“A manteiga estava escorrendo com cerca de 3 polegadas [7,62 centímetros] de espessura nos degraus, então nossos bombeiros tiveram de ficar de joelhos para tentar subir os degraus para chegar ao topo. A mangueira ficou tão coberta de manteiga que eles não conseguiam mais segurá-la”, disse o chefe dos bombeiros de Portage, Troy Haase, à NBC15, segundo o site IFL Science.

“Os bombeiros tentaram obter acesso de cada extremidade da estrutura para controlar a propagação do fogo, mas devido à forte fumaça e escoamento, eles não puderam prosseguir”, escreveu o Corpo de Bombeiros local no Facebook. “O escoamento de manteiga e a fumaça pesada retardaram o acesso à estrutura. Depois de várias horas com muitas equipes, o fogo foi contido e extinto antes que pudesse se espalhar por todo o prédio.”

A causa do incêndio ainda está sendo investigada, os funcionários conseguiram deixar o local e não houve feridos. Mas a manteiga derretida chegou ao Canal Portage, um marco histórico da região, que tinha planos recentes de restauração.

Este não é o primeiro problema que Wisconsin enfrenta em relação a incêndio e manteiga. O chamado “Grande Incêndio da Manteiga”, de 1991, ocorreu na Central Storage and Warehouse Company, em Madison, uma unidade de armazenamento que estocava 22,7 milhões de quilos de alimentos, dentre eles, manteiga. O local pegou fogo em 3 de maio de 1991, devido a uma bateria defeituosa da empilhadeira.