O número de adeptos do vegetarianismo ou veganismo só cresce por aqui, e muitos optam por ceias de Natal e Ano Novo sem nada de produtos de origem animal.

Para quem é fã da tendência ou já segue a alimentação vegetariana estrita, a colunista Susan Alexandre, do Duluth News Tribune, deixa algumas dicas para fazer acompanhamentos incríveis para a ceia usando apenas legumes, verduras e frutas:

Que tal chips de banana?

Banana é fruta muito amada pelos brasileiros, mas os chips de banana fritos não são tão comuns por aqui. Porém, são um petisco maravilhoso para servir junto com as entradas ou como parte dos acompanhamentos da ceia. A dica é usar banana-da-terra, que tem uma textura mais firme e não é tão doce quanto nanica.

Pode simplesmente fritar em rodelas ou cortadas em fitas, no sentido do comprimento, em óleo bem quente, como se fossem batatas. Ou assá-las no forno com um pouco de óleo vegetal, sal e temperinhos – noz-moscada, canela e cardamomo caem superbem.

Cebolinhas cremosas

As cebolas em miniatura são bastante usadas para fazer conserva. Mas para os fãs desse bulbo, a dica é prepará-las assadas, com creme branco feito com creme de leite vegano (geralmente à base de castanha de caju).

É só untar uma assadeira com óleo, colocar as cebolinhas previamente temperadas com sal e pimenta, e cobrir com o creme de “leite” de castanhas ou outro molho branco vegano.

Leve ao forno o suficiente para amolecer as cebolinhas e sirva com ervas frescas e mais temperos a gosto. Pode acrescentar um pouco de vinho branco para ficar ainda mais gostoso e chique.

Quiabos empanados

Esse legume tem mil usos diferentes na cozinha brasileira, em particular aquelas com toques africanos. Para uma versão diferente, que tal empanar os quiabos com farinha de milho ou fubá?

Importante temperar os quiabos com sal, pimenta e azeite e passá-los numa mistura de água e um pouco de farinha de trigo, para dar liga, temperada com pimenta, sal, alho e cebola em pó.

Depois de lambuzar os quiabos, finalize-os passando na farinha de milho ou fubá e asse-os no forno bem quente até ficarem dourados e crocantes.

Couve-de-bruxelas com maçãs

Esse acompanhamento é diferentão e ótimo para quem curte provar novos sabores. As couves-de-bruxelas, que parecem repolhos em miniatura, têm sabor pronunciado e que combina com a doçura das maçãs.

A sugestão de Susan é misturar as couves-de-bruxelas com maçãs fatiadas e temperá-las com óleo vegetal, um pouco de maple syrup (ou melado de cana), sal, pimenta e tomilho, colocando tudo em uma assadeira untada com óleo.

Depois, é só assar no forno médio até a fruta e as couves ficarem macias e carameladas. Para finalizar, vale colocar nozes tostadas por cima e acrescentar um pouco de suco de limão.

Purê de inhame

Acompanhamento perfeito para pratos intensos, o purê nunca sai de moda. Mas que tal variar e usar inhames no lugar das batatas? Para isso, cozinhe os inhames inteiros, com casca, até ficarem macios. Escorra, deixe esfriar e remova as cascas. Amasse os inhames e coloque-os numa panela com um pouco de azeite de oliva, um tantinho de leite vegetal (apenas para deixar o creme liso) e especiarias a gosto, como pimenta, cardamomo e noz-moscada.

Tempere com sal, misture bem e cozinhe por alguns minutos em fogo baixo, até ficar bem cremoso. Sirva com mais azeite e pimenta, delícia garantida.