Com cerca de 115 mil seguidores no Instagram, a influencer Luciene Santos, dona do perfil Sapa Vegana, é hoje uma referência em alimentação sem ingredientes de origem animal.

+Alain Ducasse inaugura rede de hambúrgueres veganos em Paris
+Perfil no Instagram defende veganos e ironiza quem come carne

Nascida na periferia de Salvador, a jovem de 27 anos também faz questão de afirmar sua orientação sexual: “sapa” é uma gíria para sapatão, termo preconceituoso usado para denominar lésbicas.

E o engajamento de Luciene não para por aí. Negra e periférica, a influencer também usa seu perfil para falar sobre preconceito e racismo, algo que nem sempre agrada a todos.

“Em momentos que postei sobre ser uma pessoa LGBT, perdi muitos seguidores. E pessoas que diziam que antes adoravam me acompanhar e adoravam minhas receitas, durou só até descobrirem minha sexualidade”, afirmou Luciene ao Podcast Vida Sem Carne, do Um Só Planeta.

“As pessoas acabam não percebendo como essas coisas estão ligadas. Muita gente pensa ‘ah, eu sou vegana, já luto pelos direitos dos animais e tá bom, que se dane o racismo, classes sociais, pessoas LGBT”, acrescentou.

Felizmente, isso não tem impedido que Luciene alcance cada vez mais pessoas. “Faço meus corres. Sei que a minha existência como a de milhares de outras pessoas não agrada muita gente, mas vou fazer o quê? Eu me agradando tá ok”, disse.

(*) Da redação da Menu