da redação da Menu

Acostumando a compartilhar suas experiências de viagens, o instagrammer Rius Vernandes se envolveu em uma confusão após postar o cardápio que era considerado “feio”.

Segundo o site vice.com, ele e sua namorada voaram de classe executiva na Garuda Indonesia de Sydney para Denpasar e receberam um cardápio manuscrito no que parecia uma folha de papel encadernado em espiral. Ele postou a foto dela com a seguinte legenda: “Eles me disseram que o cardápio ainda estava sendo impresso”.

A foto viralizou rapidamente, especialmente na Indonésia, e desagradou a Garuda Indonésia que alegou que o cardápio era apenas para a tripulação de cabine e não deveria ter sido repassado aos clientes. Vernandes publicou um vídeo no YouTube afirmando que não estava tentando prejudicar a reputação da companhia aérea, mas que estava revisando o serviço como faria durante qualquer outro voo.

Apesar disso, ele fez outra publicação no instagram, desta vez com a foto de dois envelopes marrons de um departamento de polícia local, dizendo que ele e sua namorada precisavam entrar para interrogatório.
https://www.instagram.com/p/Bz90mjEH3IY/?utm_source=ig_embed

Segundo a agencia de notícias Reuters, funcionários das empresas aéreas registraram um relatório policial, acusando Vernandes de “usar uma percepção negativa em relação à companhia aérea do país” e possivelmente violar as leis de difamação na internet da Indonésia.

“Eu realmente peço o seu apoio sobre isso. Tudo isso. Alguém. Todos vocês têm uma voz. Especialmente influenciadores”, ele escreveu na legenda da foto. “Espero que você possam ajudar a compartilhar e me apoiar nesse problema, porque não quero ver que, no futuro, sempre que revisarmos algo como está, sempre que dermos críticas construtivas, poderemos ser criminalizados”.

Recentemente o Jakarta Post informou que o Sindicato dos Trabalhadores da Garuda Indonésia havia retirado as acusações contra Vernandes.

Ele e seu advogado juntaram-se ao presidente da companhia, Ari Akshara, numa coletiva de imprensa e disseram que a Garuda Indonesia ofereceu-lhe dois voos gratuitos como compensação pelo incidente.