Se mudar de cidade já dá um trabalho, mudar de país então é ainda mais desafiador. Além de ficar totalmente perdido, também é preciso aprender os costumes locais e conhecer pessoas com culturas totalmente diferentes.

+Homem serve comida com gordura de porco para amigos vegetarianos
+Perfil no Instagram defende veganos e ironiza quem come carne

E não é incomum acontecerem alguns mal entendidos, como descobriu um cozinheiro que, sem querer, serviu vinho tinto a um grupo de mórmons – sendo que os religiosos são proibidos de consumir bebidas alcoólicas.

Relatada no site Reddit, a história não traz o nome das pessoas envolvidas nem a data exata de quando o entrevero aconteceu. O homem, um cidadão norte-americano, conta que conheceu sua esposa, também norte-americana, há cinco anos, quando ela viajava a turismo pela França.

Os dois se apaixonaram e ela se mudou para uma cidade francesa não identificada – o homem trabalhava como cozinheiro em restaurantes franceses há mais de 10 anos.

Quando eles decidiram ter filhos, o homem conta que sua esposa quis mudar de volta para Salt Lake City, no Estado de Utah (EUA), para ficar mais próxima da família.

Ao chegarem à nova casa, o casal rapidamente recebeu ajuda da vizinhança, que ajudou a colocar os móveis no lugar e arrumar a casa. “De repente, 15 pessoas apareceram com petiscos e bebidas, dispostas a ajudar”, escreveu o cozinheiro no Reddit.

Para retribuir o gesto, o homem convidou o grupo para um grande jantar francês, mas o convite foi aceito por apenas seis dos presentes – os outros disseram que já tinham compromissos marcados e não poderiam comparecer.

Ainda assim, o cozinheiro ficou feliz em preparar um menu francês completo, com entradas, prato principal e sobremesa para os novos vizinhos. E foi aí que a coisa começou a dar errado.

O prato principal servido pelo homem foi um cordeiro com redução de vinho tinto, que foi super elogiado pelos convidados. Os novos vizinhos, no entanto, não perceberam que o molho era feito à base de vinho e ficaram bastante irritados quando descobriram.

“Eles ficaram muito irritados comigo, dizendo que e eu estava tentando corrompê-los com álcool e que eu deveria respeitar as crenças e restrições alimentares de outras pessoas”, afirmou.

Pelo menos para outros usuários do Reddit, o cozinheiro não fez nada de errado. Muitos disseram que ele era responsabilidade dos convidados revelar suas restrições alimentares. “Além disso, é comida francesa. Tem vinho em tudo”, brincou outro.

(*) Da redação da Menu