Acontece no sábado, 9 de agosto, o festival IPA Day SP. O evento será realizado no Espaço Fabriketa, no bairro do Brás, e reunirá 40 rótulos de India Pale Ale (IPA) e outros estilos de cerveja artesanal em formato open bar.

A lista de bebidas disponíveis ainda inclui 17 subestilos da IPA — como West Coast, NEIPA, Juicy, Session, Cold IPA, Black IPA e Kveik IPA —, cerveja sem álcool e água à vontade. O evento ainda terá praça de alimentação e atrações artísticas.

IPA Day

O evento celebra o dia da India Pale Ale, termo que começou a ser utilizado nos anos 1820, no Reino Unido, para designar cervejas especiais, como as que eram enviadas para as colônias britânicas. As IPAs de 200 anos atrás já eram mais fortes e alcoólicas, devido à carga extra de malte, e também mais amargas, por suas generosas doses de lúpulo.

“Redescoberta” a partir do movimento inglês “Campaign for Real Ale”, nos anos 1970, as IPAs ganharam o mundo. Das equilibradas e maltadas British IPAs, começaram a surgir, nos anos 1990, diversas variações, como American IPA, West Coast IPA, Red IPA e muito mais.

Programas de melhoramento genético de lúpulo, novos países produtores do insumo, novas técnicas de fabricação, equipamentos e receitas alimentaram a crescente demanda do mercado consumidor por novidades. No IPA Day SP, as receitas incluem blend com whiskey, versões com coco e até com flor de sal.

Internacionalmente, o Dia da IPA é comemorado na primeira quinta-feira de agosto.

Programação cultural e liderança feminina

IPA Day/Marcos Weiske

O evento terá atrações divididas em três praças e terá, também, artistas de rua. Apresentam-se as bandas Canvas, Nokaos, The Moon Riders, Mother Trouble, Versão 2, Sweetgrass & Steel, Speedy Victor Duo e Cucamonga, além de DJs convidados. O evento também contará com intervenções artísticas de grafite.

“A ideia é valorizar a urbanidade paulistana, que está representada desde o espaço físico — um edifício tombado por sua relevância para a história industrial da cidade — até às músicas, performances e em toda a comunicação”, explica Rafa Moschetta, idealizador e produtor do evento.

O copo colecionável do evento, incluído no ingresso de todos os participantes, é assinado pelo artista Garu, que também criou a ilustração da camiseta do festival, disponível para venda no evento.

Além disso, o festival adota o selo “Eu Apoio Negócios Criados e Liderados por Mulheres”, parte do projeto “Criado por Elas, Liderado por Elas”, de Luiza Tolosa, da Cervejaria Dádiva. Nove rótulos produzidos por marcas com protagonismo feminino receberão a identificação.

Serviço

IPA Day São Paulo 2025

9 de agosto de 2025
Espaço Fabriketa – Rua do Bucolismo, 81, Brás
Das 14h às 22h
Ingressos e informações