Macarrão é bom de todo jeito. É farto, acessível, e pode ser preparado de inúmeras formas diferentes, variando-se o tipo de massa, molho e acompanhamentos.

Em uma pesquisa exclusiva do site Tasting Table, mais de 1/4 de seus leitores elegeram o espaguete como seu formato de massa favorito. Mas não se deixe levar pela repetição: há inúmeras formas diferentes de macarrão, com fios mais fios ou mais grossos, massas curtas, recheadas, etc.

Um tipo muito saboroso, e ainda pouco conhecido por aqui, é o bucatini, composto de fios longos, grossos e com um furo no meio.

+Varie no almoço de domingo com o espaguete à amatriciana

Como muitas outras massas italianas premium, o bucatini é feito de sêmola de trigo duro e não leva ovos. Mas o que realmente torna a massa única e especial é o buraco longo e estreito que atravessa seu centro. Ou seja, basicamente é um espaguete oco e mais grosso, como um caninho. A massa recebe o nome desse buraco, chamado de “buco” em italiano.

Cozinheiros caseiros particularmente destemidos podem fazer bucatini em casa, mas o processo não é tão simples quanto com outras massas enroladas à mão. Por isso, pode ser uma boa ideia comprar essa massa em lojas e empórios, pronta para cozinhar.

O buraquinho no meio da massa não apenas oferece um componente de textura interessante e uma sensação mais firme na mordida, mas também torna o bucatini um veículo ideal para os molhos, já que cada fio acaba ficando “recheado”.

Bucatini: melhores molhos

Uma das melhores combinações para o bucatini é o molho Amatriciana, picante, feito com tomates italianos bem maduros e pedacinhos de guanciale, bochecha de porco curada, parecida com o bacon.

Bucatini all’amatriciana é uma das maneiras mais populares de desfrutar o bucatini na Itália. O prato recebe o nome da região italiana de Amatrice, a nordeste de Roma, onde dizem que foi criado por pastores locais.

Mas esta está longe de ser a única maneira de servir e saborear o bucatini, que fica ótimo também com pesto e berinjela, ou ainda sardinhas em conserva com alcaparras e uma boa pitada de pimenta calabresa. Molhos amanteigados, com queijos, também ficam ótimos com esse tipo de massa.

Se quiser, vale ainda polvilhar a massa com pimenta, azeite e queijo Pecorino Romano ralado, para uma versão do famoso cacio e pepe, que fica uma delícia servido com peixes.

Para uma entrada de impacto, é interessante também servir o bucatini com ragu de javali, com um bom cabernet sauvignon para acompanhar.