Conhecido internacionalmente por diversos livros, restaurantes e participações em programas culinários, Jamie Oliver está entrando em um novo ramo: ensinar. O chef britânico já tinha dado indícios de seu novo plano, mas o anúncio oficial da Plataforma de Educação Alimentar “10 Skills” veio na última semana.

O site conta com uma coleção gratuita de atividades para ensinar habilidades culinárias vitais às crianças, com a intenção de prepará-las para o futuro e possivelmente desenvolver carreira na área.

+ Aprenda a fazer o autêntico suflê de chocolate francês

+ Dia das Mães: saiba onde comemorar no café da manhã, almoço e jantar em São Paulo

Apesar de ser voltado para jovens com idades entre 11 e 14 anos, a equipe ressalta que o projeto pode ser usado por todos. O objetivo principal do lançamento, além de ensinar a gastronomia aos pequenos, é apresentar diversas dicas sobre como alimentar a si mesmo ou a uma família com orçamento limitado.

Ferramentas da plataforma

Para que a implementação fosse chamativa, seu time desenvolveu uma série de exercícios práticos diferentes e lúdicos. Dentre eles, criar um mapa de habilidades, planos de aula, receitas, vídeos, planilhas e algumas ferramentas de avaliação opcionais — ideais para o ensino escolar. Todos com a mesma intenção de incorporar a realidade ao planejamento culinário e aprender novas opções de refeições todos os dias.

Instagram will load in the frontend.

Por que ensinar gastronomia desde cedo?

Em entrevista ao portal “Food&Wine”, Oliver defendeu a importância de educar os pequenos desde cedo em questões que envolvem controle financeiro e independência diária.

“Se você ensinar as crianças sobre a comida, sua origem e como ela afeta o corpo delas, elas não só ficarão mais saudáveis, como também mais felizes e produtivas. Elas faltarão menos ao trabalho por causa de doenças no futuro”, sugere o chef. 

Jamie Oliver ainda ressalta que aprender e se sair bem com receitas novas “faz as pessoas se sentirem livres, empoderadas. Faz com que sintam que uma receita não é como uma lei, não é um clube do qual você faz parte ou não. É apenas uma tentativa de levá-lo a algo delicioso”.

Além disso, a plataforma evidencia a possibilidade de incorporar outras competências escolares em uma mesma atividade. Procurar informações sobre localidade e dados de uma nova comida envolve geografia e história; realizar um planejamento financeiro antes de ir às compras por novos ingredientes, por sua vez, contempla vários conceitos da matemática. A prática coletiva visa melhorar o desempenho dos alunos em outras disciplinas.