Na contramão de vários países, que lançam campanhas para desincentivar o consumo de álcool, o governo do Japão criou uma competição pedindo ideias para encorajar os mais jovens a beber mais.

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Chamado de Sake Viva!, o concurso quer incentivar o consumo da tradicional bebida japonesa pela população entre os 20 e 39 anos – além de ter perdido popularidade nos últimos anos, o mercado de saquê também foi fortemente impactado pela pandemia de covid-19.

A competição vai até 9 de setembro e pede para que os participantes “criem novos produtos e designs e estratégias”, para promover o consumo de álcool em casa, informa reportagem do jornal The Guardian.

Segundo a Agência Nacional de Impostos (NTA), o consumo de álcool no Japão caiu de uma média de 100 litros por ano por pessoa em 1995 para 75 litros em 2020. Além de causar uma crise no setor, o governo está preocupado com a perda na arrecadação.

Apesar da proposta, o Ministério da Saúde do Japão realça que a campanha tem de lembrar os consumidores de apenas beber uma “quantidade apropriada de álcool”. As ideias premiadas serão anunciadas em 10 de novembro, em Tóquio.

(*) Da redação da Menu