por Esther Morel

Aproveitando a recente redescoberta da coquetelaria no Brasil, aliada ao – ainda – crescente mercado cervejeiro, a Japas Cervejaria lançou o Haiboru, primeiro Highball em lata do Brasil.

O Highball nada mais é do que uma técnica da coquetelaria, que junta um destilado, geralmente uísque, com uma bebida gaseificada.

Além de seguir a linha do drinque, o Haiboru também leva o coração da Japas: o nome foi escolhido para lembrar a forma como os japoneses pronunciam “Highball” e a receita leva ingredientes orientais.

“Nossa inspiração, além de conceitual, segue a linha do ineditismo tanto no paladar quanto em suas opções de cervejas e, agora, com o Haiboru”, conta Yumi Shimada, uma das sócias-fundadoras da Japas.

Na versão Clássica, o drinque é feito com uísque e água com gás, enquanto na versão Yuzu, a mistura recebe adição de yuzu, uma fruta cítrica japonesa com sabor de limão e aroma similar ao da tangerina. Ambas vêm em latas de 310 ml.

“Essa bebida em lata é uma febre no Japão. É muito comum encontrar pessoas tomando Highball na rua, diretamente na lata, assim como é encontrada em muitos estabelecimentos”, explica Fernanda Ueno, também sócia-fundadora da cervejaria.

O Haiboru já pode ser encontrado nos principais bares cervejeiros, izakayas, restaurantes e empórios, com o valor médio de R$ 19.