Em um mundo onde a gastronomia é constantemente desafiada por inovações culinárias, uma tendência gastronômica está conquistando paladares em diversos países: o Katsu Sando.

Originário do Japão, esse sanduíche tem ganhado popularidade rapidamente, transformando-se em um fenômeno culinário global.

O preparo tradicional é composto por duas fatias de pão de forma macio recheadas com um generoso filé de carne, tradicionalmente de porco, empanado e frito até ficar crocante e dourado, finalizado com molho agridoce. Mas assim como qualquer tendência gastronômica, o Katsu Sando também passou por diversas interpretações criativas.

Chefs ao redor do mundo têm adicionado toques pessoais, explorando diferentes tipos de carnes e molhos. Essas variações têm contribuído para a diversificação dessa iguaria, tornando-a acessível a uma gama mais ampla de paladares.

No Lemí (@lemi.cwb), famoso gastrobar de Curitiba, no Paraná, o sanduiche é finalizado com molho tonkatsu e maionese japonesa. Além disso, o pão é levemente tostado na frigideira, adicionando um toque extra de crocância ao preparo.

Katsu Sando: conheça o sanduíche japonês que está virando febre no Brasil/Créditos: Rodrigo Pierrot
Katsu Sando: conheça o sanduíche japonês que está virando febre no Brasil/Créditos: Rodrigo Pierrot

“Esse casamento de texturas e sabores é uma das razões pelas quais o preparo vem se destacando aqui no bar”, comenta o chef Eduardo Richard, sócio proprietário.

Se você ainda não experimentou essa iguaria japonesa, confira a receita para fazer seu próprio Katsu Sando em casa!

Katsu Sando do chef Eduardo Richard, @mchef_eduardor

Rendimento: 10 unidades

Ingredientes 

1kg de barriga de porco
100ml de shoyu
50ml de saquê
25g de alho
20g de sal
40g de gengibre
10g de açúcar
20 fatias de pão de forma branco
Farinha de trigo
Ovo
Farinha panko
Maionese
Picles
Molho tonkatsu

Molho tonkatsu

120g de shoyu
30g de ketchup
20g de molho inglês
90g de açúcar

Modo de preparo
Em uma panela, misture shoyo, ketchup, molho inglês e açúcar para fazer o molho tonkatsu. Ferva até engrossar e reserve. Cozinhe a barriga de porco por cerca de duas horas em um caldo com shoyu, gengibre, alho, açúcar e sal.

Em seguida, espere a carne esfriar, retire a pele e a gordura. Porcione a barriga de porco nos tamanhos desejados. Empane com farinha de trigo, ovo e farinha panko. Frite em óleo a 180°C por cerca de 5 minutos.

Comece a montar o sanduíche. Pegue duas fatias de pão de forma sem casca levemente tostado. Em uma das fatias, coloque a maionese — no Lemí é utilizada a maionese de gochujang, com pasta de pimenta coreana, a barriga suína e os picles. Na outra fatia, coloque o molho tonkatsu. Feche o sanduíche, corte ao meio e sirva.