11/11/2022 - 11:23
A rede norte-americana de fast-food KFC, conhecida pelos pratos à base de frango frito, pediu desculpas após disparar uma mensagem com referências ao nazismo, na Alemanha. Segundo informações da BBC, a mensagem teria sido enviada automaticamente para os clientes da rede, na quarta-feira (9), com uma promoção em tom celebratório sobre a “Noite dos Cristais”, ou “Kristallnacht”, um dos maiores símbolos do horror nazista. Vários clientes que receberam a mensagem, via aplicativo, deixaram comentários indignados nas redes sociais.
De acordo com a BBC, o texto da mensagem dizia: “É dia de recordar a Noite dos Cristais! Aproveite com um queijo ainda mais macio sobre o seu frango frito. Agora, na KFCCheese!”
A chamada “Noite dos Cristais” ocorreu em 9 de novembro de 1938 e deixou mais de 90 mortos na ocasião, quando forças nazistas destruíram comércios judeus e sinagogas em uma madrugada. O episódio é um dos que marcaram o início do holocausto judeu promovido pelos nazistas.
“Falha no sistema”
O fato pegou muitíssimo mal e a mensagem divulgada pela companhia, como um alerta de aplicativo, foi duramente criticada pela falta de sensibilidade e de noção. Em nota de desculpas, a companhia justificou o lamentável ocorrido como “uma falha no sistema”.
De acordo com o jornal Bild, cerca de uma hora depois do envio da mensagem ofensiva, a KFC enviou nova comunicação, desta vez em tom de desculpas.
“Estamos muito chateados com o ocorrido, vamos checar nossos procedimentos internos imediatamente para que isso não se repita nunca mais. Por favor, perdoem esse erro”, afirmou a companhia.
A Alemanha leva muito a sério o dia 9 de novembro, data em que ocorreu a “Noite dos Cristais”, com inúmeros eventos e debates a respeito dos assassinatos e abusos cometidos pelos nazistas, responsáveis pela morte de mais de 6 milhões de judeus.
Daniel Sugarman, diretor de Relações Públicas do Conselho de Deputados dos Judeus Britânicos, descreveu a mensagem ofensiva da KFC como “absolutamente hedionda”.
Em declaração publicada na revista Newsweek magazine, a KFC Alemanha culpou o envio da mensagem a um bot, ou seja, um programa de computador que envia mensagens automáticas. E pediu “sinceras desculpas” pela mensagem “não planejada, insensível e inaceitável”. Segundo a publicação, o envio de comunicados via aplicativo foi suspenso pela companhia até que seja dada uma explicação mais precisa sobre o ocorrido.
“Nós entendemos e respeitamos a gravidade e a história desse dia, e permanecemos comprometidos com a equidade, a inclusão e o pertencimento para todas as pessoas”, finalizou a empresa no comunicado.