A capital paulista finalmente vai conhecer o sabor da autêntica moqueca baiana. O Ki-Mukeka (@kimukeka.sp), recém-inaugurado em Pinheiros, é comandado por Sara Morais, neta da saudosa Dona Ivone Oliveira, cozinheira de mão cheia.

Sendo um negócio familiar, cada unidade é tocado por um filho ou neto da matriarca. Em São Paulo, será capitaneado pela neta e o marido, o chef Thiago Morais, que comandará a cozinha.

Conheça a história do Ki-Mukeka

O restaurante nasceu na década de 1980 graças à determinação de Dona Ivone. Durante uma viagem a Cabuçu, movimentado balneário de Feira de Santana, ela não encontrou um lugar adequado para a refeição com a família. Exímia cozinheira e empresária experiente – já esteve à frente de restaurante de comida regional em Lençóis, onde nasceu – viu ali naquele local uma boa oportunidade para empreender.

Em poucos meses, nascia naquele balneário o primeiro Ki-Mukeka. A logomarca, um peixe grande com seus peixinhos, representa Ivone e os filhos, uma referência que acabou se concretizando. Tendo parte da família se mudado para Cabuçu, a fim de dar vida ao restaurante, todos os sete filhos se dividiam entre as tarefas, sendo que cada um tinha sua responsabilidade.

Depois, a pedido de muitos clientes, Dona Ivone Oliveira abriu mais uma unidade em Feira de Santana e, na sequência, em Salvador. Com a expansão, os filhos que trabalhavam com ela se dividiram e cada um passou a cuidar de um restaurante.

Mariscada do Ki-Mukeka/Créditos: Ricardo D’Angelo
Mariscada do Ki-Mukeka/Créditos: Ricardo D’Angelo

A cada nova unidade, Dona Ivone quem ensinava como cozinhar os pratos que ganharam fama, servir bem a clientela e, também, como cuidar da equipe interna. Com todo cuidado despendido, tanto no preparo, quanto na seleção de ingredientes e no atendimento no salão, o restaurante só crescia em popularidade e colecionava clientes.

Em Salvador, ele recebeu diversos prêmios, inclusive de o “Melhor Restaurante do Ano” e o “Melhor Restaurante de Cozinha Baiana”, além de estar sempre entre os indicados nas principais votações do gênero até hoje.

Expansão da Ki-Mukeka

Atualmente, são 4 unidades em Salvador, em Itapuã, Armação, Pituba e Salvador Shopping, 1 em Lauro de Freitas, 1 em Camaçari, 2 em Feira de Santana, 1 em Brasília e, agora, a décima unidade chega a São Paulo.

“Já estamos na terceira geração, com os netos da minha avó assumindo e abrindo novas unidades”, conta Sara.

Casquinha de Siri da Ki-Mukeka/Créditos: Ricardo D'Angelo
Casquinha de Siri da Ki-Mukeka/Créditos: Ricardo D’Angelo

A neta sempre viveu no mundo gastronômico. Trabalhou com a mãe, que é dona do restaurante de Camaçari, junto com a irmã Ivone – nome em homenagem à avó. Fez faculdade de direito, seguiu carreira no mundo corporativo e diz que chegou o momento de seguir com o negócio da família.

Como um dos maiores representantes da culinária baiana em Salvador e região, a chegada da nova unidade do Ki-Mukeka em São Paulo vem agregar mais um capítulo à linda história familiar.

“São 43 anos de existência, proporcionando aos nossos clientes uma saborosa experiência com a culinária baiana. Estamos trazendo um pedacinho da Bahia para São Paulo”, acrescenta a empresária.

Pudim de Leite do Ki-Mukeka/Créditos: Ricardo D'Angelo
Pudim de Leite do Ki-Mukeka/Créditos: Ricardo D’Angelo

O restaurante paulista tem 100 lugares e funciona na Rua Inácio Pereira da Rocha, 422, no bairro de Pinheiros. Seguindo a proposta de trazer um pouco do estado nordestino para a principal cidade do país, a decoração será composta por quadros retratando pontos turísticos de Salvador e, também, adereços que remetem ao território baiano.

“Queremos trazer a energia e a boa gastronomia da Bahia para São Paulo”, frisa.

A equipe do Ki-Mukeka é local, mas toda treinada pelo time da Bahia. No cardápio, mais de 10 entradas, 25 pratos principais e em torno de uma dezena de sobremesas. Os carros-chefe são moqueca de camarão, o acarajé e o abará, entre as opções salgadas, e a torta búlgara-baiana, entre os doces.

 Serviço

Endereço: Rua Inácio Pereira da Rocha, 422, Pinheiros
Horário: Terça a domingo, das 11h30 às 16h00