07/11/2025 - 20:10
Um estabelecimento “megaclássico” que abriga um espaço “ultrafuturista”: assim é descrita a união entre o La Casserole e o Infini, no Centro de São Paulo, por seu gestor, Leo Henry. O primeiro, um restaurante francês fundado em 1954 pelo casal parisiense Touna e Roger Henry, avós de Leo. O segundo, um segredo escondido no Largo do Arouche desde 2021: um bar moderno, de paredes espelhadas e atmosfera intimista e sensual, cujo acesso é feito exclusivamente pelo salão do restaurante.
Para chegar ao Infini, é necessário passar por famílias e casais, principais frequentadores do local, e uma seleção de obras de arte e relíquias que vêm e vão do salão do Casserole há 71 anos. Observa-se, ainda, garçons preparando steak tartare ao lado das mesas — uma experiência teatral, como manda a tradição —, bem como bandejas com conchas de escargot em pratos de cobre artesanais.
“O cardápio do La Casserole é um cardápio de cozinha clássica francesa. Quando alguém pensa em gastronomia francesa, pensa em um prato, a gente provavelmente serve esse prato aqui. Desde escargots, que são um grande ícone da culinária francesa, até o boeuf bourguignon e moules et frites”, comenta Leo, em entrevista à Menu.

Festa à francesa
Leo Henry é a terceira geração da família de administradores do restaurante. Foi sob sua gestão que o que antes era um salão de banquetes se tornou um novo estabelecimento, um ecossistema independente de sua “casa-mãe”.
Durante a entrevista, ele lembra que o então salão de banquetes causou comoção ao ser inaugurado, na década de 1960: “Teve uma manchete em um jornal especializado que falava o seguinte: ‘La Casserole inaugura o luxuoso salão de banquete com instalações completas de ar condicionado’. Esse era o grande chamariz naquela época”.

O ambiente foi designado para eventos particulares por cerca de 60 anos. A remodelação só começou em 2019, em parceria com a chef Dani França Pinto e com o empresário argentino Facundo Guerra. Após dois anos de reformas e estratégias, o bar foi inaugurado em 2021, com ambiente futurista e menu e carta de drinks própria.
“As próprias comidas que a gente serve têm inspiração francesa: tem coxinha recheada com pato confitado, steak tartare, que é um grande clássico, servido em formato bem mais informal, de boteco. A todo momento a gente traz inspirações da nossa casa-mãe, em pequenos pontos”, comenta o restaurateur.
Em março, o bar lançou sua carta de drinks autorais assinada pelo chefe de bar Luiz Guarezmin, pela mixologista Chula Barmaid e por Leo e Dani. Denominada “Brasil Infinito”, a carta tem foco em ingredientes locais, biodiversidade brasileira e economia circular, tendo sido desenvolvida com apoio de pesquisadores da USP. O menu busca aproveitamento total dos ingredientes e é dividido em três categorias: “Da Terra à Taça” (com frutos nativos da Mata Atlântica, como cambuci e grumixama) , “Coração do Brasil” (com cacau e açaí) e “Pomar Paulistano” (com café e amora). A carta também oferece versões não-alcoólicas de alguns coquetéis.
Serviço
La Casserole/Infini
Largo do Arouche, 346, República
