O chef Ivan Santinho anunciou nesta terça-feira, 25, a interrupção das atividades do La Cura Quintal, na Vila Madalena, em meio a imbróglio com a incorporadora Toca55. Em vídeo publicado no Instagram, Santinho relata que a construtora obteve uma liminar judicial que permitiu a demolição e reconstrução do muro entre o restaurante e o empreendimento Ourá – Alto de Pinheiros, mas que não recebeu cronograma de execução da obra ou projeto formal. Segundo o chef, a demolição do muro começou na segunda-feira, 24, sem aviso prévio.

“A gente pediu um cronograma para entender como ia ser feita essa obra, como seguiriam os prazos para entendermos e avisarmos os clientes. Não tivemos resposta nenhuma, mas segunda-feira, inesperadamente, eles chegaram e começaram a demolir com uma picareta na mão e a liminar na outra”, relatou Santinho, em vídeo.

Na filmagem, é possível ver o momento em que, enquanto um funcionário da obra usa uma picareta para quebrar os tijolos, colaboradores do La Cura retiram, às pressas, equipamentos de luz e som fixados à estrutura prestes a ser demolida. Durante o primeiro dia, a demolição não contou com medidas de segurança como tapumes ou contenções, “apesar de isso ter sido expressamente determinado pela decisão judicial que autorizou a obra” — como detalha o restaurante, em nota à imprensa.

Imagens posteriores mostram o salão no dia seguinte, com móveis já cobertos por sacos plásticos e o piso parcialmente revestido por chapas de madeirite.

Story do chef Ivan Santinho (Reprodução/Instagram)

Na nota, o La Cura ainda afirmou que, além de causar a interrupção parcial das atividades, a execução irregular da demolição fez com que pedras, entulhos e resíduos caíssem diretamente dentro das áreas de circulação do restaurante, colocando em risco a integridade física de clientes e colaboradores. A casa esclarece que não se opõe à obra, mas “exige que ela seja realizada conforme determina a decisão judicial e a técnica profissional adequada”.

O restaurante segue funcionando apenas no delivery, pelo La Cura Rotisserie.

À reportagem, a Toca55 afirmou que deve se posicionar, mas não se manifestou até o momento de publicação desta nota. A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo também não responderam às tentativas de contato da Menu. O espaço segue aberto para manifestações.