Uma pessoa que participasse de uma festa caseira da Tupperware na década de 1960 provavelmente não poderia imaginar o dia em que a empresa de embalagens de alimentos não venderia mais conjuntos de plástico coloridos para armazenamento de alimentos e bebidas. No entanto, esse dia pode estar próximo, como mostra o site Tasting Table.

Fundada em 1947, nos Estados Unidos, a Tupperware não foi um sucesso imediato, mas graças às festas caseiras que permitiram que as mulheres vendessem os recipientes para seus amigos e familiares (e ganhassem dinheiro cuidando dos filhos e da vida doméstica), o produto decolou.

A capacidade da Tupperware de armazenar alimentos em um recipiente hermeticamente fechado para manter o frescor também foi considerada inovadora para o período. Ao longo das décadas, a Tupperware construiu uma extensa linha de produtos de cozinha, como jarras de suco, copos e escorredores. No Brasil, fez grande sucesso nos anos 1980 e 1990, e ganhou apelidos mais condizentes com a nossa língua, como “tapaué”, “tapoér”, etc.

No entanto, com o passar do tempo, a empresa lutou para se conectar com um público mais jovem, apesar dos esforços para deixar as tradicionais vendas de seus produtos em festas de mulheres, para comercializá-los em varejistas on-line e lojas físicas. Como resultado, em 7 de abril, a Tupperware disse que o futuro da empresa não parecia promissor.

Embora possam usar o nome Tupperware como sinônimo para produtos semelhantes e outros potes plásticos, de outras empresas, os novos compradores não consideram os produtos da marca tão atraentes. E as vendas não têm aumentado como a Tupperware gostaria.

De acordo com o relatório financeiro de final de 2022 da empresa, as vendas caíram quase 20% em relação ao ano anterior. Essa derrota nos resultados provavelmente se deve à crescente disponibilidade e barateamento de produtos similares por meio de varejistas on-line.

Depois de anunciar a necessidade de adquirir financiamento adicional para continuar as operações e explorar opções como demissões, as ações da Tupperware caíram cerca de 50% em 10 de abril, causando ainda mais preocupação com o futuro da lendária empresa. Resta saber se ainda teremos os icônicos potes à disposição ou se os genéricos tomarão a vez da marca.