A marca britânica Lipton é icônica e muito tradicional no mundo dos chás, na ativa desde o século 19. O que começou com a viagem do fundador, Sir Thomas Lipton, ao Sri Lanka – que o fez investir em uma fazenda de chá – hoje se tornou sinônimo de bebidas quentes e geladas à base de Camellia sinensis.

Agora, como mostra o site Daily Meal, a empresa decidiu dar um passo além e está lançando um chá gelado alcoólico. Com 5% de álcool, o drink chegou ao mercado internacional em 21 de abril último, disponível em quatro sabores.

Segundo comunicado divulgado pela marca, o “hard tea”, ou chá alcoólico, vem nas versões limão, pêssego, morango e meio-a-meio – este último tem o acréscimo de limonada para trazer um sabor azedinho-doce à bebida. A ideia é que o drink mantenha o sabor original do chá Lipton, que os fãs da marca amam.

A demanda do consumidor por chás alcoólicos aumentou nos últimos dois anos, com bebidas alcoólicas enlatadas, prontas para consumo, conquistando o mercado (inclusive no Brasil).

O World Tea News informou que, em 2022, o mercado de hard tea girou cerca de 19 bilhões de dólares, principalmente devido à demanda de pessoas cada vez mais interessadas em coquetéis enlatados, leves, frutados e de baixo teor alcoólico. Além disso, os coquetéis enlatados geralmente são mais acessíveis do que degustar drinks elaborados em bares e restaurantes, o que ajuda na tendência.