A empresa TasteAtlas, com sede na Bulgária, publicou o ranking dos 100 melhores queijos do mundo. Surpreendentemente, nenhum deles é francês – e a Itália dominou a lista.

Os queijos italianos estão em oito dos 10 primeiros lugares, com parmigiano reggiano, gorgonzola piccante, burrata no top 3. Exemplares da França só apareceram a partir dos números 13 e 14 do ranking, com o Reblochon e o Comté, respectivamente, segundo informações do site EuroNews. Antes dos franceses, adivinhe, classificou-se o brasileiríssimo queijo Canastra.

+Empresa oferece vaga de trabalho curiosa: apenas comer queijo antes de dormir
+10 lugares em São Paulo para provar pratos incríveis com queijo
+Dia Mundial do Queijo: chef do 1445 ensina a fazer burger com cheddar empanado
+Concurso revela o melhor queijo do mundo de 2022

Os resultados levaram um perplexo queijeiro francês a dizer ao canal de notícias BFMTV: “Os juízes devem ter sido italianos!” A transmissão também afirmou que os italianos eram simplesmente melhores em promover suas “ofertas cafonas em todo o mundo” do que os franceses. Parece que o pessoal da França ficou chateado…

TasteAtlas melhores queijos
Os melhores queijos do mundo, segundo o TasteAtlas. Foto: Reprodução/ Taste Atlas

As classificações frequentemente controversas do TasteAtlas são votadas por críticos internacionais de gastronomia, o que torna o domínio da Itália um pouco mais surpreendente.

A BFMTV disse que os resultados foram um “imenso golpe para a gastronomia francesa”.

Esta não é a primeira vez que uma lista do TasteAtlas deixa os franceses incomodados. No ano passado, eles foram criticados por colocar a França atrás dos Estados Unidos na lista das melhores cozinhas do mundo (o que, realmente, parece um absurdo).

O site respondeu a uma série de reclamações e comentários críticos, dizendo que seus rankings são um reflexo dos gostos das pessoas reais, acrescentando em um comunicado: “Não nos odeie, estamos apenas contando votos.”